
A gentileza está nos pequenos atos do dia a dia. Oferecer um lugar no ônibus, segurar o elevador para alguém que está chegando, ajudar com as sacolas. Tudo isso pode parecer um ato pequeno e sem importância, mas são capazes de impactar positivamente a saúde mental e a vida das pessoas.
Mais do que sinal de boa educação, a gentileza pode ser encarada com o forma de cuidado. Ela causa efeito positivo no bem-estar de quem faz e de quem recebe o ato de gentileza. Afinal, quem nunca melhorou um dia difícil depois de receber um elogio.
Os resultados de ser gentil na vida das pessoas, tem confirmação científica em diversos estudos. Um levantamento do World Happiness Report 2025, que mede há mais de uma década os níveis de felicidade ao redor do mundo, mostrou que em 150 países ser gentil faz com que as pessoas se sintam mais felizes.
Gentileza também tem impacto físico na saúde
O efeito prático da gentileza vai além do bem-estar que sente depois do ato. Ela conecta as pessoas e faz com que se entenda que cada um faz parte de algo maior. Gera confiança e pode colocar fim a práticas como cinismo, individualismo e indiferença.
Gentileza também gera efeitos físicos positivos. Um ensaio clínico nos Estados Unidos mostrou que pessoas que escreveram bilhetes positivos para outras pessoas ou ajudaram vizinhos tiveram redução da resposta inflamatória ao estresse.
Ansiedade, solidão e a sensação de isolamento social também podem diminuir, quando você é gentil e quando alguém é gentil com você. Segundo o economista John F. Helliwell, um dos responsáveis pelo estudo World Happiness Report 2025, as pessoas são mais felizes quando sentem que podem contar com os outros.
Já o médico psiquiatra Daniel Martins de Barros, cita um estudo que mostra a atitude como potencializadora da melhor saúde cerebral e segundo ele, ela causa melhora na empatia, menos estresse e diminui a ansiedade.
Com informações de NSC Total
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real.










