A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) lançou na sexta-feira (27/03) o projeto Vídeo Parlatório. Inédita no País, a iniciativa conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM), que fez a doação de sete computadores para permitir o acesso dos advogados aos custodiados do sistema prisional.
Desde o dia 14 de março, o atendimento presencial nos parlatórios está suspenso em todas as unidades prisionais, para impedir o contágio e a propagação do novo coronavírus no sistema penitenciário.
O presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, entregou os notebooks para o titular da Seap, coronel Vinícius Almeida, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). “É uma ação inovadora, e a Seap está dando mais um passo importante no que tange a facilitar o acesso dos advogados aos seus clientes nesse momento de coronavírus”, afirmou Almeida.
Para o presidente da OAB/AM, o projeto do video parlatório representa um novo tempo. “Estamos vivendo momentos difíceis, em tempos de coronavírus, e por prevenção esse parlatório será feito pela via virtual”, explicou.
Na avaliação dos dois, o projeto possui grandes chances de continuar após o surto da pandemia. “As relações por videoconferência vão ser ainda mais intensificadas, pois vão permitir que o advogado possa falar com seu cliente da sua casa ou escritório sem precisar ir a um presídio”, analisou Choy.
Agendamento – Os atendimentos por videoparlatório começam a partir de segunda-feira (30/03). A classe advocatícia já pode solicitar o agendamento a partir hoje. Para isso, é necessário o envio de um e-mail ([email protected]) e marcar dia e a hora para falar com o custodiado via Skype.
https://www.fatoamazonico.com/seap-autoriza-televisitas-de-detentos-a-familiares/