As obras do muro de arrimo de Parintins avançam de forma significativa, alcançando 18% de conclusão, com 50% das estacas já perfuradas e a cortina de concreto e a rampa do Matadouro em ritmo acelerado. Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito Mateus Assayag acompanhou de perto o andamento dos trabalhos, que contam com um investimento total de R$ 67 milhões.
De acordo com o prefeito, a obra é essencial não apenas para a melhoria estética da orla, mas principalmente para garantir a proteção da frente de Parintins contra o fenômeno das terras caídas. “Estamos trabalhando muito para dar continuidade a essa obra estruturante que é de extrema importância para a cidade”, ressaltou Assayag.
A elevação do nível das águas do Rio Amazonas tem sido um desafio, mas não impede o avanço da construção. “Precisamos vencer o primeiro trecho da obra e a subida das águas. De toda forma, já estamos com aproximadamente 18% das obras concluídas”, afirmou o prefeito.
O maior volume de intervenções ocorre no bairro de Santa Clara, próximo ao Matadouro Municipal. O prefeito destacou que a obra vai transformar a cidade, proporcionando melhores condições de acesso, deslocamento de pessoas e transporte de cargas, principalmente para a região da Vila Amazônia, que possui o maior volume de tráfego.
Mateus Assayag também ressaltou o impacto positivo da urbanização da orla para os moradores e visitantes. “Com o embelezamento e a urbanização, vamos abrir a orla para o rio, criando um espaço para que todos possam apreciar o nosso maravilhoso Rio Amazonas”, destacou.
As obras do muro de arrimo também estão avançando na orla do bairro São Benedito. O prefeito enfatizou a parceria com o governo federal e o presidente Lula para a continuidade do projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar do senador Omar Aziz.