Ícaro Guimarães/Cigás

Obras da rede de distribuição de gás natural (RDGN) continuam em plena atividade neste segundo semestre. Em julho, o sistema de gasodutos da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) alcançou 301 quilômetros de extensão.

São várias frentes de trabalho estabelecidas pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). No Distrito Industrial, na zona sul da cidade, as obras percorrerão grande parte da extensão da avenida Oitis. O objetivo é continuar expandindo a malha de gasoduto na localidade, a fim de ampliar o número de empresas, do Polo Industrial de Manaus (PIM), que utilizam gás natural em seus processos de produção e em outras aplicações. Na mesma zona, haverá, adicionalmente, obras na Praça 14 de Janeiro – nas ruas Major Gabriel e Tomás Vila Nova, além da avenida Ayrão.

Na zona centro-oeste, a equipe de obras da Cigás percorrerá a avenida Pedro Teixeira e as ruas Joana Angélica de Jesus, Washington Luís, Jufari, Bartolomeu Bueno da Silva, Duarte da Costa, Francisco Orellana, Marechal Hermes da Fonseca e Via Arterial Norte no bairro Dom Pedro. No bairro Redenção, o trabalho será na rua Goiânia. Ainda na mesma zona, só que dessa vez no bairro Planalto, a Companhia realizará obras na avenida Constantinopla e na rua Teerã. Enquanto que na zona oeste, serão intensificadas obras no Lírio do Vale (avenida Laguna) e no Santo Agostinho (rua Professora Emília Cavalcante).

Os trabalhos da equipe da Companhia de Gás do Amazonas, na zona centro-sul, se concentrarão nas ruas São Judas Tadeu, dos Oficiais, Franz Schubert, Desembargador Luiz Cabral, Souza Campos, Barão de Indaiá, 01, 13, Abirité, Inhaúma, Piracicaba, Paraopeba e avenida Professor Nilton Lins no bairro Flores.

E haverá ainda construção de rede no Parque 10 de Novembro, especificamente nas avenidas Mário Ypiranga, Ivanete Machado, Tancredo Neves e ruas Judith Motta, Ricardo de Melo, Carlos Lecor, Papa João XXIII, do Comércio e Epaminondas Baraúna.

De acordo com o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, a Companhia tem intensificado as atividades para ampliar o sistema de distribuição de gás natural na cidade e assim, oportunizar o acesso ao serviço de distribuição e comercialização de gás natural de novos usuários.

Hoje, o serviço da Companhia abrange a capital e municípios do interior. Em Manaus, a rede está implantada em mais de 30 bairros, entre os quais, Colônia Terra Nova, Lago Azul, Novo Israel, Santa Etelvina, Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Gilberto Mestrinho, Alvorada, Dom Pedro, Compensa, Ponta Negra, São Jorge, Tarumã, Aleixo, Adrianópolis, Chapada, Flores, Nossa Senhora das Graças, Parque 10 de Novembro, São Geraldo, Centro, Distrito Industrial, Japiim, Praça 14 de Janeiro, Presidente Vargas e Vila Buriti. A Cigás fornece também o gás natural para usinas termelétricas que geram energia elétrica para os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.

Clovis Correia ressalta que o Plano de Negócios da Cigás, de 2024 a 2028, o montante a ser aplicado na expansão do sistema de distribuição de gás natural é superior a R$ 360 milhões. Com os investimentos, a projeção é chegar a 432 quilômetros e superar a expressiva marca de 35 mil usuários de gás natural no referido período. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas avança na modernização da Iluminação Pública do interior e chega ao município de Santa Isabel do Rio Negro
Próximo artigoFilha que mantinha o corpo da mãe em casa gritava orações pelas noites