Márcio Melo/ Seminf

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuaram de forma emergencial nesta terça-feira (20/1) na Avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste, após o desabamento de parte da mureta e calçada do igarapé da área. O incidente foi provocado pela grande quantidade de lixo descartado de forma irregular na região.

Desde as primeiras horas do dia, a Seminf, com apoio de máquinas pesadas, iniciou os trabalhos para conter os danos, assegurar a segurança da via e restabelecer o pleno funcionamento do sistema de drenagem local.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, salientou que o problema é recorrente e tem como causa direta o descarte inadequado de resíduos, que acarreta sérios prejuízos à população. “O lixo descartado de forma irregular entope a drenagem, provoca alagamentos, rompe estruturas e coloca vidas em risco. A gestão do prefeito David Almeida está todos os dias nas ruas, trabalhando com rapidez e eficiência para resolver essas situações, mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte. Cuidar da cidade é uma responsabilidade coletiva”, afirmou Renato Junior.

Durante a inspeção técnica, coordenada pelo engenheiro da Seminf, Ítalo Oliveira, foi constatada a ocupação indevida de uma das linhas de drenagem, que foi vedada e utilizada irregularmente, com a presença de mobília em seu interior. Além disso, a caixa coletora estava completamente obstruída pelo excesso de lixo, o que impediu o escoamento da água e causou o desabamento.

As equipes da Seminf continuam trabalhando na escavação, limpeza completa da área, remoção dos tubos danificados e implantação de uma nova tubulação. Em seguida, serão realizados os serviços de encabeçamento em rip-rap, aterro e reconstrução da calçada, garantindo a recuperação total da via.

A gestão municipal reforça que o descarte irregular de lixo nas ruas impacta diretamente a infraestrutura da cidade, obstruindo a drenagem, causando alagamentos e colocando em risco a segurança dos moradores. Pequenas atitudes conscientes, como a destinação correta dos resíduos, são essenciais para uma cidade mais segura, limpa e com melhor qualidade de vida.

Artigo anteriorEduardo Braga retoma atendimentos em Manaus e reforça articulação com prefeitos do interior
Próximo artigoRua Bom Jesus no Zumbi dos Palmares recebe recuperação asfáltica na Zona Leste