Foto: Reprodução

Na verdade, esta é uma prática que tem cerca de 5000 anos e faz parte de uma das rotinas propostas pela medicina indiana (também conhecida como Ayurvédica). Diretamente, nada mais é do que enxaguar a boca com óleo para melhorar a saúde bucal.

Como tenho certeza que você quer saber mais sobre todos esses benefícios, acompanhe cada detalhe pois também discutiremos como você pode aplicar isso na sua realidade de forma simples e eficaz.

O óleo de coco, por exemplo, é um dos melhores para realização desse bochecho, que atua de forma positiva sobre itens como: clareamento dos dentes, redução das placas, melhora do hálito, ressecamento labial e inflamação local. Esses foram os sintomas avaliados em um estudo realizado em 2020 no Reino Unido.

Além disso, alguns estudos já mostram benefícios até mesmo nas vias aéreas superiores, ou seja, pessoas com crises recorrentes de rinite/sinusite quando começam a usar essa estratégia de “oil pulling” geralmente também se beneficiam. Na realidade isso faz todo o sentido, afinal sempre existe uma relação entre todos os sistemas do corpo e aqui não é diferente.

Diante de todos estes pontos positivos, gostaria também de lembrar que muitas doenças crônicas graves, especialmente as cardiovasculares, podem ter uma forte ligação com a saúde oral. Tanto que uma saúde em dia depende de uma boa saúde da cavidade oral. Isto é, além desse conhecimento, leve o conceito que você precisará de avaliações de rotina com o profissional de odontologia.

Outro estudo publicado em 2015 para avaliar o impacto do “oil pulling” com óleo de coco na placa é o gengivite. Os pacientes apresentaram melhora acentuada no sétimo dia de uso do procedimento, benefício progressivo na avaliação realizada ao longo de 1 mês.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: mas o que o óleo de coco faz durante esse bochecho que causa tantos benefícios? Como um simples óleo de coco pode fazer isso? Então vamos ao porquê de tudo isso!

O efeito do óleo de coco está relacionado a capacidade de “limpeza” da cavidade oral, ele consegue retirar as bactérias ruins do ambiente que poderiam lesar a gengiva, provocar inflamação local ou mesmo cárie. O componente ácido láurico do óleo de coco consegue desencadear uma reação com o hidróxido de sódio da saliva formando o laureato de sódio. Esta substância desencadeia um efeito de “saponificação” sobre as bactérias ruins, ou seja, ela elimina essas bactérias que seriam responsáveis por vários desses problemas.

Sabemos ainda que bactérias como a “Streptococcus mutans” tem uma ação na formação de placas, biofilme e ainda num estágio mais avançado podem gerar lesão óssea e progredir até mesmo para doenças cardiovasculares numa complicação maior. O óleo de coco apresenta capacidade de bloqueio da proliferação desse agente infeccioso através do ácido láurico. Por isso, quando realizamos o “oil pulling“, nós reduzimos a chance desses problemas tão marcantes.

Nesse momento vem a questão: como posso realizar esse bochecho com óleo de coco? Agora que vai se surpreender, afinal basta uma colher de sopa de óleo de coco, bochecho por 5 a 20 minutos (quanto mais se aproximar do 20 minutos, melhor será), em seguida deverá desprezar o óleo de coco usado. Lembrando o seguinte, como o óleo estará repleto de bactérias ruins e substâncias que queremos eliminar, você não pode engolir!

Agora com mais esse conhecimento sobre saúde, será com você! Use esse aprendizado para se beneficiar e ainda beneficiar as pessoas ao seu redor que você ama. Para isso, compartilhar esse artigo será um bem que você vai fazer para essas pessoas.

Artigo anteriorAs enzimas para o glúten funcionam para os celíacos?
Próximo artigo‘Cabaré Chinelo’ tem duas sessões no Teatro Amazonas