O governador Omar Aziz afirmou ontem durante a entrega de 512 apartamentos do Conjunto Viver Melhor III, no bairro Cidade de Deus, zona leste, que até o dia 3 de janeiro pretende entregar quase 6 mil apartamentos da segunda etapa do Residencial Viver Melhor, que estão prontos para morar, no bairro Santa Etelvina, também. Omar Aziz entregou as moradias juntamente com a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, e o vice-governador, José Melo.

“Em pouco tempo conseguimos entregar quase 9 mil moradias, através da persistência e determinação e vamos beneficiar muito mais pessoas na capital e no interior, onde também estamos construindo muitas casas”, disse o governador, logo depois de visitar o apartamento da auxiliar administrativa Andreia Simone dos Santos.

Andreia é mãe de três filhos e estava bastante emocionada por estar realizando o sonho da casa própria. “Nem acredito que seja verdade que estou vivendo isso. É uma alegria tão grande, sem explicação; um presente de Natal”, disse ela, que até pouco tempo dividia uma pequena casa alugada com a irmã.

As unidades habitacionais entregues pelo governador Omar Aziz possuem 38 m², divididos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. O conjunto foi construído pela construtora RD com recursos dos Governos Federal e Estadual. Foram investidos R$ 26.989.046,72 na obra, sendo que R$ 13.562.547,06 são de contrapartida do Governo do Amazonas.

As famílias beneficiadas foram selecionadas no banco de dados da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) a partir de critérios como não possuir moradia e ter família constituída com filhos. As primeiras entregas de apartamento foram iniciadas em 16 de outubro deste ano.

A segunda etapa do Residencial Viver Melhor está sendo construída em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, com 5.384 unidades entre casas e apartamentos. Com a primeira etapa constituída de 3.511 unidades, entregues ano passado, o Residencial Viver Melhor é o maior conjunto residencial do Minha Casa Minha Vida no Brasil, totalizando 8.895 mil apartamentos e casas. Também estão sendo finalizados três novos pavilhões do Lar dos Hansenianos, na Colônia Antônio Aleixo, totalizando 24 unidades.

Ronda no Bairro no interior

O governador Omar Aziz também participou na noite desta quinta-feira, 28 de novembro, da formação de 319 cabos e sargentos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), concludentes de cursos de aperfeiçoamento profissional ministrados na Academia da PMAM. Durante a solenidade, Omar Aziz anunciou que, nos próximos três meses, pretende implantar o programa Ronda no Bairro em 14 municípios e que, no dia 7 de dezembro, lançará o programa de segurança no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). Durante o evento, onde estiveram presentes a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Nejmi Aziz, e o vice-governador, José Melo.

“Semana que vem vou à Humaitá. Depois vamos implantar o Ronda no Bairro em Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Lábrea, Coari, Eirunepé e assim por diante, para que a mesma segurança que Manaus tem, hoje, aconteça no interior”, afirmou Omar Aziz.

O governador destacou que a formação dos novos cabos e sargentos, faz parte da política de valorização do policial militar adotada pelo seu governo. Segundo ele, uma boa polícia não se faz apenas com equipamentos e prédios novos, mas com o investimento no capital humano da Polícia Militar, que reflete diretamente na diminuição nos números da criminalidade, principalmente em Manaus, que, no primeiro semestre de 2013, em comparação com o mesmo período de 2012, teve uma diminuição de 29% no número de homicídios.

Omar Aziz também ressaltou os investimentos feitos desde o início da sua administração na Segurança Pública do Amazonas, com aumento no efetivo, compra de equipamentos e armamento, além de reajuste salarial acima do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). “Nenhum outro governador investiu tanto nesse setor quanto eu. Desde 2011 foram mais de quatro mil policiais promovidos. E recentemente ingressaram outros dois mil e quinhentos, além desses outros 300 que estão se formando hoje”.

Artigo anteriorLiminar que mantém prefeito do Rio Preto da Eva no cargo, poderá cair em julgamento no Tribunal de Justiça do Amazonas
Próximo artigoFundo de Promoção Social beneficia população de Manicoré com ações de qualificação profissional