O senador Omar Aziz (PSD) classificou nesta terça-feira, 16, a operação da Polícia Federal (PF), realizada na região do Madeira contra garimpos ilegais, como um espetáculo de pirotecnia.

Omar Aziz, que criticou o projeto de privatização do rio Madeira, cobrou transparência tanto da PF quanto da Justiça que autorizou o desmantelamento dos garimpos entre os municípios de Humaitá e Manicoré, sugerindo que se na região de abrangência da operação têm narcotraficantes que os prendam.

“Qual o traficante ou o narcotraficante preso durante a operação no Madeira? Ninguém foi preso, mas prejudicaram pessoas pobres humildes que vivem de pequenas extrações de ouro ao longo do rio Madeira”.

Omar Aziz prometeu acionar a PF e a justiça para que divulguem o resultado da operação e nominem quais os narcotraficantes foram presos. “Não aceitamos que pessoas humildes sejam tratadas como narcotraficantes” (ver vídeo).

Deflagrada entre os municípios d Humaitá e Manicoré, a Operação Boiúna contou com explosivo de alto poder de destruição, gás de efeito moral e armamento pesado empregados na destruição de 71 dragas utilizadas na extração irregular de minérios.

A operação foi coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) e contou com o

A operação foi coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego.

O objetivo da operação era desarticular atividades de mineração clandestina que causam danos ambientais e geram riscos às comunidades ribeirinhas.

A operação foi realizada por ordem da Justiça Federal do Amazonas e teve acompanhamento do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego.

Artigo anteriorMbappé decide com dois pênaltis, e Real Madrid vence Marseille na Champions
Próximo artigoCâmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem que amplia proteções a parlamentares