Na manhã desta quinta-feira (7), o senador Omar Aziz ressaltou a necessidade de investir em equipamentos e pessoal para a Polícia Federal durante a posse do novo superintendente da instituição no Amazonas, o delegado João Paulo Garrido Pimentel. A cerimônia foi realizada no auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas, em Manaus, e contou com a presença de diversas autoridades.
Segundo Omar Aziz, fortalecer a Polícia Federal é fundamental para a segurança das fronteiras, especialmente com o apoio das Forças Armadas. “Tão importante quanto prestigiar a posse do novo superintendente da Polícia Federal é ajudar no investimento em equipamentos e pessoal para que a PF cumpra seu papel, especialmente ao lado das Forças Armadas na proteção das nossas fronteiras”, afirmou o senador.
Omar Aziz também mencionou a apresentação de um projeto de lei no Senado que prevê a realização de concurso público para a Polícia Federal sempre que o efetivo for reduzido em 5%, com o objetivo de manter o contingente em níveis operacionais adequados. “Estou à disposição no Senado para colaborar com o que for possível para a segurança pública do Amazonas e do Brasil”, acrescentou.
Posse de João Paulo Garrido
O delegado João Paulo Garrido Pimentel assumiu oficialmente o cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas, após substituir interinamente o delegado Umberto Ramos, que agora ocupa um posto na Embaixada Brasileira em Milão, na Itália. Natural do Rio de Janeiro e com carreira na Polícia Federal desde 2009, Pimentel retorna ao Amazonas para comandar a instituição no estado.
Em seu discurso, o novo superintendente destacou os principais objetivos de sua gestão, incluindo o combate ao crime ambiental, ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e corrupção. “A Polícia Federal está aprimorando a sua logística para o combate ao crime organizado, e aqui no Amazonas não seria diferente. Em 2025 contamos com novos equipamentos para fortalecer esse trabalho”, declarou.
A cerimônia contou com a participação de autoridades como a Procuradora-Geral do Ministério Público do Amazonas, Leda Mara de Albuquerque, a desembargadora Luiza Cristina Marques, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas, o senador Omar Aziz e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade.