• SSP-MA

Pelo menos sete pessoas foram presas nos últimos dias na Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, durante ações da Polícia Civil no âmbito da Operação Captura, deflagrada para combater crimes graves, como homicídios, roubos qualificados e tráfico de drogas. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), as prisões ocorreram em diferentes pontos da Grande Ilha, incluindo bairros da capital e a cidade de São José de Ribamar.

Enquanto a polícia intensifica as ações de combate ao crime, moradores da Região Metropolitana de São Luís vivem dias de tensão. Desde o início da semana, uma série de ataques violentos envolvendo grupos criminosos deixou sete mortos e mais de dez feridos. Todas as vítimas eram do sexo masculino, com idades entre 17 e 43 anos, e foram assassinadas a tiros.

A violência também impactou o funcionamento de instituições de ensino na região. Cerca de 14 escolas estaduais e sete municipais suspenderam as aulas, assim como universidades e faculdades, incluindo o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou, entretanto, que não há registros de violência dentro ou nas proximidades das unidades escolares e que não há recomendação oficial para a suspensão de atividades.

Ações

Nesta sexta-feira (24), em São Luís, equipes da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) cumpriram 11 mandados de busca e apreensão domiciliar no bairro Liberdade. Durante a operação, três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas. No local, a polícia apreendeu grandes quantidades de maconha, cocaína e drogas sintéticas, além de dinheiro em espécie e balanças de precisão.

Os suspeitos foram autuados por tráfico e associação para o tráfico e, após os procedimentos de praxe, encaminhados à Central de Custódia, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Em outra frente da Operação Captura, a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e a Força Estadual de Segurança, com apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT), cumpriram dois mandados de prisão.

Um dos investigados, de 26 anos, foi localizado na Estrada da Boa Viagem, em São José de Ribamar, e é acusado de roubo. O outro, de 28 anos, foi preso na Cidade Operária, em São Luís, e é investigado por homicídio. Ele havia sido beneficiado com indulto e não retornou à prisão.

A Polícia Civil investiga se os ataques estão relacionados e se a motivação é a disputa entre facções criminosas na região.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorSE: Polícia mira golpe da central bancária que deu prejuízo milionário
Próximo artigoGakiya: plano do PCC contra autoridades era o mesmo que matou Ruy Ferraz