A capital amazonense recebeu no último sábado, 6, a segunda edição do Manaus International Open Championship, evento realizado pela International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF) em parceria com a Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ). A competição reuniu um público estimado em mil pessoas, das quais 278 competiram em dez categorias da modalidade.

O campeonato contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e possibilitou aos atletas, nos naipes masculino e feminino, a chance de pontuação para o ranking da IBJJF, a partir do qual o atleta poderá garantir vaga para o próximo Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu, que será realizado em 2015.

Grandes nomes do jiu-jítsu amazonense prestigiaram a disputa, como Mestre Osvaldo Alves,que detém afaixa vermelha 10º Dan – nível máximo que um atleta da modalidade pode alcançar.Para ele, a realização do evento no Amazonas é um importante salto para elevar ainda mais o esporte como potência.

“O Amazonas já tem grandes nomes reconhecidos mundialmente nos esportes que envolvem lutas, como Ronaldo Jacaré, Alexandre Ribeiro, Saulo Ribeiro, Bibiano Fernandes, Omar Salum, Thiago Reinaldo, entre outros. Então é mais que justo a Confederação Brasileira realizar edições do Open de Jiu-Jítsu aqui em Manaus”, ressalta Osvaldo Alves, justificando que Manaus é a capital do Estado que mais vem ganhando destaque em competições de nível nacional e internacional.

O secretário da Semjel, Elvys Damasceno, destacou a importância do torneio. “É um evento de suma importância para o esporte amazonense, que conta com uma organização competente e tem chancela da Federação Internacional de Jiu-Jítsu. Nesta competição, os melhores atletas participam e a arbitragem julga a qualidade e não a quantidade”, declarou.

“Ano que vem os atletas faixa preta da modalidade só poderão lutar o Mundial de Jiu-Jítsu se tiverem pontos a altura e esse campeonato é uma ótima oportunidade para pontuar”, acrescenta Damasceno.

Segundo o coordenador de eventos da CBJJ, Filipe Abdalla, Manaus foi escolhida para sediar a edição do evento por ser considerada uma cidade de alto rendimento e de grande contribuição para o jiu-jítsu.“O jiu-jítsu é muito forte aqui e para valorizar e incentivar ainda mais a prática do esporte na cidade, a CBJJ optou por realizar a segunda edição da competição”, afirmou.

Artigo anteriorDiretoria do Garantido anuncia Verena Ferreira como nova Cunhã-Poranga e que Ana Luisa fica como Sinhazinha
Próximo artigoOmar Aziz recebeu para sua campanha ao senado doação de R$ 23.200 do Motel Free