Bruno Ricardo/PCBA

Uma organização criminosa voltada à adulteração de combustíveis foi alvo, nesta quarta-feira (28), da Operação Acesso Remoto, deflagrada pela PCBA (Polícia Civil da Bahia). A ação investiga fraudes na comercialização do produto em postos da Região Metropolitana de Salvador e cumpre sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho.

De acordo com a polícia, as investigações tiveram início após a DECON (Delegacia de Defesa do Consumidor) receber representação do Ministério Público, que apontava a atuação do grupo por meio de dispositivos eletrônicos subterrâneos, acionados remotamente.

Segundo a apuração, os mecanismos permitiam manipular o volume e a composição química do produto comercializado. O inquérito policial detalha que a operação dos dispositivos envolvia engenharia especializada, com chips instalados em bombas de combustível e válvulas subterrâneas, o que dificulta a identificação das fraudes em fiscalizações convencionais.

Diante dos indícios, a DECON solicitou judicialmente os mandados de busca e apreensão, garantindo acesso a todos os compartimentos dos postos investigados para apurar a adulteração do produto, conforme informações divulgadas pela PCBA.

A operação desta quarta-feira conta com o apoio da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), do DPT (Departamento de Polícia Técnica) e do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade). Até o momento, foram apreendidos aparelhos celulares, que passarão por perícia. As diligências seguem em andamento.

Com informações da CNN.

Artigo anteriorKajuru é diagnosticado com Parkinson e deve se afastar da política
Próximo artigoEmpresário e instrutor de tiro é executado a tiros ao chegar em casa na Zona Norte de Manaus