
Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), deflagraram no sábado (15/02), a Operação Harpócrates, que resultou na prisão em flagrante de William Nóbrega Andrew, 26, pelo crime de poluição sonora em um bar localizado na rua Professor Ernani Simão, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Dema, a operação teve como objetivo combater a poluição sonora em locais frequentemente denunciados pela população. Durante a fiscalização, o bar de propriedade de William foi inspecionado, e constatou-se que o som estava em volume acima do permitido, atingindo 72 decibéis, quando o limite para a área é de 55 decibéis.
“Já havia diversas denúncias contra esse bar, além de um Inquérito Policial (IP) e uma Ação Civil Pública (ACP). O estabelecimento já estava interditado pela Semmas, ou seja, não poderia estar funcionando. Mesmo assim, constatamos o descumprimento da interdição e a emissão de ruído excessivo”, explicou Juliana Viga.
Segundo a autoridade policial, além de operar irregularmente, o bar não possuía licença ambiental. Diante das infrações, William foi preso em flagrante por poluição sonora e descumprimento da interdição. A delegada destacou que, no ano passado, foram realizadas 10 operações Harpócrates e mais de 30 inquéritos policiais sobre poluição sonora foram encaminhados à Justiça.
Procedimentos
William Nóbrega Andrew responderá pelos crimes de poluição sonora e descumprimento de interdição. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.