
A Polícia Federal (PF), com o apoio da Receita Federal, faz, na manhã desta quinta-feira (30), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de usar o porto de Rio Grande, no Sul do RS, para traficar cocaína para a Europa
A PF estima que durante o período de investigação, a organização realizou transações ilícitas cujos valores podem chegar a R$ 3,85 bilhões.
A operação, denominada Hinterland, tem apoio da Agência da União Europeia para Cooperação Policial (Europol), e da Secretaria Nacional Antidrogas e da Fiscalía (Ministério Público), ambas do Paraguai. Na ação, são cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, e em Assunção, no Paraguai. No início da tarde desta quinta-feira, 15 mandados já tinham sido cumpridos.
Ao todo, os agentes executam 534 ordens judiciais. Entre elas há “os sequestros de 87 bens imóveis, 173 veículos, uma aeronave, bloqueios de contas bancárias vinculadas a 147 CPFs e CNPJs, 66 bloqueios de movimentação imobiliária de 66 pessoas físicas e jurídicas e a proibição de expedição de GTAs (Guia de Trânsito Animal) por quatro investigados”, diz a PF.
De acordo coma polícia, a droga era inserida em cargas regulares sem o conhecimento dos contratantes, proprietários das cargas lícitas. Ao chegar no continente europeu, o grupo comprador da cocaína, furtava a parte da carga regular que continha a cocaína, para distribuição em diversos países da região.
Mandados de busca e apreensão
RS
Rio Grande – 6
Pelotas – 1
Porto Alegre – 1
SC
Balneário Camboriú – 3
Camboriú – 2
Itajaí – 9
Itapema – 1
Navegantes – 1
Arroio do Silva – 1
Balneário Piçarras – 1
Imbituba – 1
Brusque – 2
Guabiruba – 1
Guaramirim – 1
PR
Curitiba – 1
Cambé – 2
Sarandi – 1
AM
Manaus – 2










