Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizada na terça-feira (24/09), resultou na prisão em flagrante de quatro indivíduos envolvidos em um roubo a uma rota de transporte do Polo Industrial de Manaus (PIM). A ação, conduzida pelo Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas (Nurrc) e pelas 4ª e 28ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), capturou os suspeitos em menos de 12 horas após o crime.

Os presos foram identificados como Adriel Rodrigues dos Santos, Eliel Rocha Soares, Marcelo dos Santos Alves e Mizael Klinger Gomes Macedo. Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (25/09), o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, destacou a importância da colaboração entre as forças de segurança e o papel crucial do Nurcc no combate a crimes em transportes públicos.

“A maioria dos veículos tem câmeras, o que facilita a identificação dos suspeitos. Conseguimos localizar os envolvidos rapidamente, graças à tecnologia e às equipes capacitadas que atuam para combater esse tipo de crime. Esses grupos costumam agir durante a madrugada, atacando trabalhadores nas rotas e, em seguida, vendem os celulares roubados para lojas que comercializam esses itens”, explicou Almeida.

Resposta rápida das forças de segurança

O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, elogiou a rapidez das corporações em capturar os criminosos. “Em menos de 12 horas conseguimos prender os responsáveis, graças ao trabalho incansável das equipes policiais, que proporcionaram uma resposta rápida à sociedade”, afirmou.

Segundo o delegado Charles Araújo, coordenador do Nurrc, as diligências começaram assim que o crime foi informado, por volta das 6h de terça-feira. A equipe utilizou o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, conhecido como “Paredão”, para identificar o veículo utilizado pelos criminosos. Apesar da tentativa de adulteração da placa da motocicleta, a tecnologia permitiu a localização dos suspeitos.

“Conseguimos identificar e prender os envolvidos graças à tecnologia do Sistema de Segurança. A partir da identificação da motocicleta, seguimos as pistas até chegarmos ao primeiro suspeito, que era o proprietário do veículo”, detalhou o delegado.

Prisão dos suspeitos e desarticulação do grupo criminoso

As prisões ocorreram na zona leste de Manaus, com o apoio das 4ª e 28ª Cicoms. O capitão Thiago Dantas, comandante da 4ª Cicom, destacou que o grupo criminoso vinha causando temor na região. As prisões começaram no bairro Nova Floresta e se estenderam ao bairro Tancredo Neves, onde outros dois envolvidos foram capturados com armas utilizadas no crime, incluindo um revólver calibre 38.

“Graças às diligências realizadas, conseguimos recuperar as armas, a motocicleta usada no crime e identificar os receptadores dos celulares roubados”, afirmou Dantas.

Operações Catraca e Rota Segura

A comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel PM Otacicleide, explicou que operações como a “Catraca” e “Rota Segura” são realizadas diariamente para combater roubos em transportes coletivos. “Realizamos abordagens e revistas nos veículos, verificando o porte de armas para coibir ações criminosas”, afirmou a comandante.

A parceria entre as empresas do Distrito Industrial e a Polícia Militar também tem sido fundamental na efetividade das ações. As empresas fornecem informações diretamente aos policiais, que monitoram as rotas para garantir a segurança dos trabalhadores e passageiros.

Artigo anteriorColega de cela diz que suspeito confessou sequestro de Madeleine
Próximo artigoNo Dia Nacional do Trânsito, Ipem-AM fiscaliza radares, bafômetros e cronotacógrafos em Manaus