Divulgação/PC-AM

Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI) deflagraram a Operação Levítico e prenderam em flagrante, na quarta-feira (26/02), um homem, de 27 anos, por injúria, lesão corporal, ameaça e danos contra o próprio pai, de 70 anos. A prisão foi efetuada no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus.

De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, a operação foi iniciada, na segunda-feira (24/02), para apurar denúncias recebidas pelos canais Disque 100, dos Direitos Humanos, e 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Durante as investigações, constatou-se que a vítima foi agredida fisicamente, ofendida verbalmente e teve a televisão quebrada pelo próprio filho.

“Com as provas, realizamos a prisão em flagrante do indivíduo. Pelo fato de ele ser dependente químico, era bastante agressivo com o pai. Esta prisão foi resultado das denúncias que recebemos, e continuaremos atuando com visitas a locais onde houver qualquer tipo de violência contra idosos”, afirmou a delegada.

Operação Levítico

A delegada informou que a Operação Levítico é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio do atendimento psicossocial do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI). Entre segunda-feira (24/02) e terça-feira (25/02), foram investigadas 33 denúncias, das quais 8 foram confirmadas.

“Nessas apurações, identificamos crimes como negligência, apropriação de bens de idosos, violência psicológica e exposição a perigo. Os devidos procedimentos foram instaurados na DECCI. A Polícia Civil reforça a importância das denúncias para a proteção dos idosos e orienta que casos de violência sejam comunicados pelos canais oficiais de atendimento”, concluiu Andrea Nascimento.

O homem foi autuado por injúria, lesão corporal, ameaça e danos. Ele permanece à disposição da Justiça.

Artigo anteriorPolícia Civil do Amazonas prende homem investigado por abusar sexualmente de criança em Manaus
Próximo artigoGaroto de programa diz que Diddy o estuprou e o ameaçou de morte