![Opera Instantâneo_2025-02-12_125525_www.metropoles.com (1)](https://fatoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Opera-Instantaneo_2025-02-12_125525_www.metropoles.com-1-696x471.jpg)
Oruam falou pela primeira vez sobre o projeto de lei apelidado como “anti-Oruam“. O texto quer proibir músicas que façam apologia ao crime, drogas ou sexo em eventos públicos voltados para crianças e adolescentes, especialmente em escolas.
Segundo Oruam, o rap, o funk e o trap sempre foram alvo de tentativas de criminalização. “Coincidentemente o universo fez um filho de traficante fazer sucesso. Eles encontraram a oportunidade perfeita para isso, virei pauta política. Mas, o que vocês não entendem, é que a lei ‘anti-Oruam’ não ataca só o Oruam, mas todos artistas da cena”, afirmou no X, antigo Twitter.
Entenda o PL
- O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo e em outras 12 capitais do Brasil.
- O PL pede a proibição da execução de músicas e videoclipes com letras e coreografias que façam apologia ao crime, ao uso de drogas ou ações de cunho sexual e erótico em unidades de ensino públicas e privadas.
- Foram estabelecidas punições para funcionários que não respeitarem a lei, e multa de dois a dez salários mínimos.
Nome em ascensão no cenário musical do Brasil, o rapper é filho de Marcinho VP, apontado como um dos principais líderes da facção Comando Vermelho (CV). Apesar de não citar o nome do cantor, o PL ficou conhecido como lei “anti-Oruam”, como exposto pela vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil-SP) nas redes sociais, por causa das temáticas das músicas do artista.
Além de fazer a própria postagem, Oruam também compartilhou uma mensagem do ex-vereador de São Gonçalo(RJ), Romario Regis, em que ele critica o projeto. “Esse tipo de proposta é absolutamente sensacionalista. Não tem nenhum efeito prático na gestão pública e se baseia em uma discussão moral hipócrita da sociedade”.
Quem é Oruam?
Aos 25 anos de idade, o cantor surge como um dos grandes nomes do rap. Oruam é inspirado no nome de batismo dele, Mauro. O jovem nasceu e cresceu no Morro do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No Instagram, conta com mais de 8,7 milhões de seguidores e costuma publicar fotos de shows e momentos de ostentação.
Apesar de contar com mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o jovem artista ainda não lançou nenhum disco. Além do rap, ele ainda canta funk e R&B. Oruam estourou na música em 2022, quando participou do Poesia Acústica 13. Pouco tempo depois, ele assinou contrato com a Mainstreet Record, gravadora de Orochi.
Com informações de Metrópoles.