De janeiro a junho deste ano, mais de 87 mil atendimentos foram realizados no Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) de Parintins. Em junho, o espaço foi reinaugurado pelo Governo do Amazonas, após passar por uma reforma e ampliação.
Entre os serviços oferecidos, estão a emissão de documento de hipossuficiência para a segunda via gratuita do Registro Civil de Nascimento (RCN), e do Idoso Empreendedor, projeto que fomenta o empreendedorismo aos idosos e envelhecentes.
Para a titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, os atendimentos no PAC de Parintins refletem o empenho do Governo do Amazonas em levar os serviços à população.
“O Governo do Amazonas tem reforçado as ações de cidadania em todo o interior e, em Parintins, isso aconteceu com a revitalização do PAC do município, a ampliação dos serviços oferecidos no local e, também, as ações itinerantes e mutirões, que estão sendo realizados desde o início do ano. Assim, conseguimos atender não só a zona urbana, mas toda a zona rural da cidade”, disse a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.
Detran-AM
O Detran-AM também integra o PAC do município. No primeiro semestre de 2024, foram realizados 8.562 serviços de veículos e 1.175 serviços de CNH. Um número positivo, como aponta o diretor-presidente da autarquia, Wendell Waughan.
“Potencializamos o nosso atendimento na região. Agora, o prédio conta com prova de legislação virtual, o que facilita a remarcação. Além disso, as Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e as placas veiculares também estão sendo fabricadas na própria cidade, dando maior celeridade em ambos os trâmites. Tudo isso faz parte do olhar sensível do governador Wilson Lima para o interior do Amazonas”, destacou o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan.
Serviços
Além da Sejusc e do Detran-AM, o local também engloba os serviços de parceiros, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado da Habitação (Suhab), Sine Amazonas, Crédito Rosa, Sisreg, CRA, Sebrae, Junta Militar, Receita Federal, Bradesco, Crea-AM, Gesbam, Reprografia e informações diretas à população.