Os bairros Flores, Mauazinho e Jorge Teixeira, respectivamente nas zonas centro-sul, sul e leste de Manaus, receberam na sexta-feira (13/03) e sábado (14/03), ações de emissão de documentação básica do “PAC em Movimento”. A população teve acesso aos serviços de emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG) e de 2ª via da Certidão de Nascimento.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). De acordo com a secretária titular da pasta, Caroline Braz, o serviço itinerante de emissão de documentação básica é uma prioridade do Governo Wilson Lima.

“No ano passado, mais de 52 mil pessoas foram atendidas com a emissão de documentos. Neste ano, já ultrapassamos a barreira dos 7 mil atendimentos, participando de todas as edições do programa ‘Muda Manaus’ e, neste fim de semana, estaremos nesses bairros e, no domingo [15/03], levando as ações do ‘PAC em Movimento’ para o projeto ‘S.O.S. Vicinais’, na Comunidade Frederico Veiga – Novo Paraíso”, destaca a secretária.

“A missão do Estado é levar documentação básica para o maior número de pessoas e, principalmente, para aquelas que não têm condições de acessar os nossos serviços normais. Por isso, estamos indo ao encontro dessas pessoas, para que dentro das suas próprias comunidades possam receber os serviços do Estado. É uma forma de descentralizar serviços e de realmente atender a maior parte da população”, acrescentou a titular da Sejusc.

Beneficiados – Na sexta-feira (13/03), o trabalhos foram desenvolvidos no bairro Flores no Clube dos Sargentos, localizado na rua Uirapuru. Foram disponibilizadas 60 senhas para emissão de 1ª via de RG; 60 para 2ª via; e 30 para 2ª via de certidão de nascimento.

No Mauazinho, no sábado (14/03), as atividades aconteceram na Escola Municipal Vila da Felicidade, situada na Estrada Porto Velho, próximo ao Porto da Ceasa. Foram disponibilizadas 100 senhas para emissão de 1ª via de RG; 100 para 2ª via; e 50 para 2ª via de certidão.

No Jorge Teixeira, também no sábado, as equipes da Sejusc distribuíram 100 senhas para 1ª via de RG; 100 para 2ª via; e 50 para 2ª via de certidão.

Além de Manaus e Barcelos, o projeto passou por Autazes, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara e Santo Antônio do Içá em mais de 100 ações itinerantes, atendendo mais de 52 mil pessoas.

Artigo anteriorLicença-maternidade só começa a contar após alta hospitalar
Próximo artigoSeduc planeja visitar escolas para traçar estratégias de prevenção e enfrentamento às drogas