Em discurso proferido na manhã desta quarta-feira, no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Souza (PSD/AM), lançou um desafio aos parlamentares ao propor a instituição de um Pacto pela Vida. A sugestão do parlamentar, é que cada deputado federal destine 70% das suas emendas individuais para a área da Saúde, gerando um montante de mais de 5 bilhões de reais para o orçamento de 2018. De acordo com ele, o intuito principal é acabar ou reduzir com as enormes filas para as cirurgias e consultas na rede pública de saúde.

“O repasse de verbas federais merece ser reestudado, tendo em vista a atual situação precária da saúde. Recentemente foi divulgado nos meios de comunicação do meu estado, que mais de 50 mil pessoas estavam aguardando na fila por uma consulta, e mais de 10 mil pacientes esperando por cirurgias, e essa não é uma peculiaridade do Amazonas, isso ocorre em todo o País, ”, destacou.

Segundo o deputado amazonense, o povo brasileiro está morrendo nas filas atrás de uma consulta médica, pessoas saem de casa por volta de 17 horas da tarde para dormir nas calçadas, ao relento, em busca de atendimento. Afirmou ainda que diversos pacientes têm que aguardar  até 1 ano por uma cirurgia, e que muitos deles, morrem na fila enquanto esperam.

“Essa Casa não pode cruzar os braços para essa situação que o povo está vivenciando, não pode ser omissa! O acesso a saúde é um direito essencial, garantido pela Constituição Federal. Cada parlamentar terá direito a mais de 14 milhoes de reais em emendas individuais, para o orçamento de 2018, se nós repassarmos 70% para a saúde, representa mais de 5 bilhões de reais, que poderá ser investido para salvar vidas. Por isso, façamos todos,  um Pacto Pela Vida”, ressaltou.

Souza salientou ainda que já encaminhou um requerimento de indicação ao Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, n° 4007/2017, solicitando que o Pacto seja instituído com essa vinculação de 70% das emendas individuais de cada deputado, para a área da saúde.

Artigo anteriorDeputados aprovam suspensão da polêmica taxa de Inspeção Veicular Ambiental cobrada pelo Detran-Am
Próximo artigoSTF coloca em pauta julgamento de ADI que trata da reforma eleitoral e legalidade da eleição no Am será analisada