Reprodução

Apesar de pouca relevância no contexto político, o candidato à presidência pelo partido de Roberto Jefferson, Padre Kelmon (PTB), foi um dos destaques nas redes sociais durante o último debate entre presidenciáveis realizado pela TV Globo nessa quinta-feira (29/9).

Nas redes sociais, cerca de 200 milhões de usuários foram impactados pelo debate, que gerou mais de 16 milhões de menções no Twitter, Facebook, Instagram, sites e blogs, segundo dados do levantamento do Instituto de Pesquisa Quest.

A performance de Padre Kelmon durante o debate, o questionamento da veracidade do seu cargo na igreja e o embate com Soraya Thronicke (União Brasil) fizeram com que o candidato fosse um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. “Padre de festa junina”, “falso padre”, “cabo eleitoral fantasiado de padre” e “candidato laranja” ficaram entre os termos principais nas redes.

Além disso, padre Kelmon superou todos os outros adversários em buscas no Google durante o debate. Os dados são do levantamento Observatório das Eleições, realizado pela Vert.se e divulgado com exclusividade ao Metrópoles.

Em réplica, Soraya Thronicke (União Brasil) diz que Padre Kelmon (PTB) não tem “extrema unção” e que o candidato é “um padre de festa junina”. “O senhor está parecendo o seu candidato, nem estuda, nem trabalha”, afirmou. pic.twitter.com/ppTWdFPdxQ

— Metrópoles (@Metropoles) September 30, 2022

Além disso, o alto número de direitos de resposta pedidos pelos candidatos também ganhou destaque nas redes. Em meio a troca de farpas entre os candidatos, o recurso que permite presidenciáveis responder a falas de adversários que possam ter os ofendidos foi usado dez vezes no debate.

Apesar do destaque para padre Kelmon, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) continuaram sendo os candidatos com maior número de citações nas redes. O petista foi mencionado em 40% das publicações, enquanto o candidato do PL esteve em 39% dos posts analisados.

No número de engajamento, Lula também levou vantagem, totalizando 10,83 milhões de interações, contra 10,29 milhões de Bolsonaro. Ao todo, o ex-presidente ganhou mais de 55 mil seguidores em suas redes nessa quinta-feira (29/9), enquanto o ex-capitão do Exército somou cerca de 32 mil.

(Metrópoles)

Artigo anteriorSeleção feminina joga mal contra o Japão e perde a primeira no Mundial
Próximo artigoQuarteto que transportava a ‘Supermaconha’ é preso pela polícia do Distrito Federal