Servidores da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) realizaram, nesta sexta-feira, 10,palestra para alunos do município sobre cuidados com hortas orgânicas. O trabalho ensina também os estudantes a fazerem uso de garrafas pets na ação.

A atividade aconteceu namanhã desta sexta-feira, 10, naEscola Municipal Nova Vida, localizada no Mauzinho, na zona Leste de Manaus. A ação tem como objetivo incentivar o consumo de alimentossaudáveis nas escolas públicas ecolaborar com a diminuição de lixos na cidade, preservando desta forma o meioambiente.

"Através deste projeto, já foram retiradosmais de 200 mil garrafas pets das ruas para serem usadas nos canteiros escolares", ressaltou o engenheiroagrônomo e palestrante da atividade, José Henrique Frota.

Há 48 escolas queaderiram ao projeto de hortasorgânicaseconstruíramcanteiros com garrafas pets para apoiar a sustentabilidade e promover a alimentação adequada aos alunos.

Segundo a diretora da escola onde ocorreu a palestra, Alessandra Gomes, a parceria com a Sempab é importante para a execução do projeto. "É fundamental ter um apoiotécnicoque nos oriente a plantar e cultivar as hortaliças. O interessante é que com a participação dos alunos, eles aprendem a tomar gosto por comer algo que plantaram”, explicou.

Além da Sempab, o trabalho com a horta tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que abre os espaços escolares; de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que fornece as mudas; e de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), que providência os compostos orgânicos.

A Sempab também elaborou cartilhas que ensinam os procedimentos e cuidados com a horta. São técnicas que vão desde o preparo do terreno, passando pelos canteiros e sementeiras. As técnicas também são de cultivo de hortaliças e extermínio de pragas sem agrotóxicos.

Artigo anteriorPrefeitura convoca mais 225 aprovados no concurso da Semsa
Próximo artigoSemana da Criança reúne pais e filhos no Núcleo de Conciliação do Fórum Henoch Reis