O segundo dia da terceira edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) começou, nesta quinta-feira (20),  com palestras voltadas à área de marketing e contas públicas, no Auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O especialista em mobilização política digital, Fabrício Moser, com experiência em estratégias inovadoras de comunicação política em todas regiões do Brasil ministrou a palestra “Marketing Político Digital” e falou sobre a importância do uso das redes sociais em campanhas políticas e no mandato parlamentar. Ele  explicou que pode ser um instrumento de prestação de contas do mandato e mobilização nas redes sociais e  destacou o uso das listas de transmissão no Whatsapp. 
“Nossa intenção é ajudar os vereadores a prestarem contas de forma mais eficiente, já que as redes sociais hoje são o instrumento de informação mais utilizado por todas as gerações, onde todo mundo consome e recebe informações. Por isso, é importante que a gente rompa certos padrões e entenda como a sociedade está se comportando no novo mundo digital. O vereador é o único político que muda a vida de quem ele sabe o nome, porque os deputados, os senadores, os governadores exercem o seu mandato, mas não sabem em quem o seu mandato reflete positivamente. O vereador sabe quem pediu para colocar luz no poste, para tapar o buraco na rua”, afirmou.
O vereador de Atalaia do Norte (distante a 1138 quilômetros de Manaus), Aldenei Gomes de Almeida (PSD), falou sobre a oportunidade de aprendizado com o Feclam. “Para nós que somos do interior, esses dois dias estão sendo muito importantes. Ficamos sabendo das atualizações na legislação e de tantos outros conteúdos que estão sendo apresentados no evento”, afirmou.
Em seu primeiro mandato como vereadora de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Francelizia da Silva (PT) participa pela primeira vez do Feclam. A parlamentar agradeceu a iniciativa da Assembleia em proporcionar conhecimento aos vereadores e gestores municipais.
“Os temas são muito bons e a expectativa de aprendizado é a melhor possível com essa atenção que a Assembleia vem dando para que a gente exerça o nosso mandato da melhor forma possível”, declarou.
A segunda palestra da manhã, sobre julgamentos de contas, foi ministrada por Fábio Bandeira de Melo e Bruno Barbirato, presidente e vice-presidente, respectivamente do Instituto Amazonense de Direito Administrativo (IADA), com o tema “O Julgamento das Contas do Executivo pela Câmara e o julgamento das contas das Câmaras pelo TCE”. 
Na palestra, foram abordados aspectos como a tramitação do processo de prestação de contas das Câmaras Municipais no TCE-AM, apresentado pelo vice-presidente do Instituto, Bruno Barbirato. 
“É importante o vereador saber e se atentar a possíveis falhas na prestação de contas que podem resultar em julgamentos desfavoráveis em razão de falhas de instrução por falta de conhecimento, é algo que a gente vê acontecendo muito”, destacou.
Fábio Bandeira de Melo, Presidente do IADA, falou sobre o julgamento das contas do Chefe do Executivo pelas Câmaras Municipais, ou seja, o papel da Câmara como sujeito ativo na prestação de contas. 
“Espero que o nosso conhecimento sirva como um retorno positivo para as Câmaras e seus servidores, porque é muito importante que as Câmaras estejam preparadas internamente porque elas vão refletir para a população a qualidade de seu trabalho”, afirmou, parabenizando a Assembleia pela escolha do tema no evento.
Artigo anteriorParceria com Sesi gera mais de 700 vagas para creche e Educação Infantil na rede municipal de ensino
Próximo artigoCentro de compras da Zona Norte de Manaus adapta horários e proporciona opções de lazer em família no Feriado de Tiradentes