A Semana Municipal do Uso e Conservação do Solo foi aberta nesta segunda-feira (24), no Auditório do IFAM, pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), destacando pautas que tratam sobre a importância da preservação do solo para a produção agropecuária, manutenção do meio ambiente, seu uso e manejo sustentáveis.
Nas palestras de abertura, o Zootecnista da Sempa, Rodrigo Rener dos Santos, e a engenheira e mestre em Agronomia Tropical, Wanderléia Ribeiro, levaram para os alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFAM, conhecimentos sobre a importância do manejo adequado da planta forrageira e a importância da análise para correção da fertilidade do solo.
Os palestrantes apresentaram técnicas de correção do solo, manutenção e equilíbrio, ressaltando que sem receber nutrientes e tratamento adequado, ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil.
O subsecretário da Sedema, Wescley Tavares, agradeceu aos parceiros e palestrantes que dão uma contribuição importante para aprimorar os conhecimentos sobre o tema.
A Semana do Uso e Conservação do Solo está inserida no Calendário Ambiental do Município. Técnicos e especialistas estarão nas escolas, na zona rural e no Caps Ad desenvolvendo oficinas, palestras e atividades práticas voltadas para a sustentabilidade e preservação do solo.