Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado Comandante Dan (Podemos) considera que as condições de logística e de infraestrutura do Amazonas são precaríssimas e favorecem tão somente o isolamento do estado, dificultam a interiorização do desenvolvimento e permitem as ações criminosas danosas as meio ambiente, já que não há acesso à fiscalização. Ele cita uma série de evidências:

“O poder público precisa focar na superação de desafios logísticos, redução de custos operacionais e aumento da competitividade do estado em todos os níveis. Os cenários que enfrentamos têm sido drásticos, de isolamento durante as secas, de falta de ligação terrestre com o restante do país e de inexistência de fiscalização e monitoramento. Importante lembrar que não há vácuo de poder: na ausência do estado, e aí me refiro ao estado em todas as esferas, os narconegócios, o narcogarimpo e a pirataria dos rios têm ocupado o espaço”, afirmou.

Com base no panorama recente (2024-2025), o deputado Dan considera que algumas das pautas mais urgentes, que ele deverá levar à frente em 2026, são a logística e a infraestrutura, a segurança no transporte de passageiros e cargas, e até a infraestrutura da capital. Veja os itens considerados urgentes pelo parlamentar:

  1. Logística e Infraestrutura (Seca dos Rios): Reivindicação de medidas emergenciais e estruturais para mitigar o impacto das secas nos rios, que isolam comunidades inteiras, as privam de água potável, aumentam os custos de frete e provocam desabastecimento. Dragagem contínua dos rios (Solimões/Amazonas) e melhorias nas rodovias, e a pavimentação total da BR-319, para escoamento de passageiros e mercadorias.
  2. Segurança no Transporte de Cargas: Combate ao roubo de cargas e à atuação de piratas dos rios, que geram altos custos com seguro e logística para a indústria e o comércio amazonenses.
  3. Infraestrutura Urbana em Manaus: Melhorias viárias, pavimentação, saneamento e iluminação nas áreas de maior densidade comercial (como o centro de Manaus), visando facilitar a logística urbana e aumentar o fluxo de cidadãos, permitindo qualidade de vida à população e favorecendo a atividade turística, com novas atrações urbanas.
  4. Acesso ao Crédito e Sustentabilidade: Apoio para que os pequenos produtores e as pequenas empresas consigam crédito a juros baixos para enfrentar períodos de crise (como a seca), além de incentivos para a transição para negócios mais sustentáveis.

“Vivemos como se estivéssemos na Idade Média. Nossas condições gerais de logística e infraestrutura são vergonhosas, aumentam sobremaneira o custo do frete, refletindo no preço dos produtos e nos impedem de interiorizar o desenvolvimento e crescer. Temos questões que demandam de urgência, como o acesso à água potável nas comunidades ribeirinhas. Estamos na Amazônia e morremos de sede, ou de água contaminada”, finalizou o deputado Dan.

Artigo anteriorUsuários dizem ter dificuldade para criticar o ICE no TikTok dos EUA
Próximo artigoPai é preso suspeito de matar o próprio filho, de 3 anos, por envenenamento e por violência doméstica em Japurá