Governador Wilson Lima esteve reunido com 20 líderes de empresas médicas (Foto: Secom/Gov. AM)

O Governo do Amazonas anunciou que pagará as prestações atrasadas dos contratos com empresas médicas referentes aos meses de novembro e dezembro de 2023 em março deste ano. A quitação será feita em sete parcelas, com o repasse do mês corrente programado para ocorrer entre os dias 21 e 24 do mês seguinte.

A decisão foi tomada após uma reunião entre o governador Wilson Lima e representantes das empresas de saúde na tarde da última segunda-feira (19). Cerca de 20 representantes estiveram presentes no encontro, que ocorreu na sede do governo.

Wilson Lima justificou o atraso nos repasses devido a dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, mencionando uma queda de R$ 600 milhões na receita no ano passado. Ele destacou que os repasses de agosto, setembro e outubro de 2023 também foram quitados somente em janeiro deste ano.

Os representantes das empresas médicas expressaram satisfação com o acordo alcançado. Francisco Santos, da Cooperativa de Neonatologia (Coopaneo), ressaltou que a proposta aceita pela categoria proporciona tranquilidade e segurança aos médicos, permitindo que continuem trabalhando com calma sabendo que receberão no mês seguinte.

Da mesma forma, Victor Hugo Barros, representante da Cooperclim (Cooperativa de Clínica Médica), assegurou que o serviço médico continuará normalmente. Cecília Granjeiro, da Clínica Neurocirúrgica do Amazonas (CNA), expressou otimismo quanto à resolução das pendências e destacou a importância do acordo para garantir a continuidade dos atendimentos à população.

Com o compromisso firmado, os profissionais terceirizados de saúde se comprometeram em manter os atendimentos nos hospitais públicos, garantindo a continuidade dos serviços de saúde para a população do Amazonas.

Artigo anteriorNeurótico? Estudo associa traços de personalidade a risco de infarto
Próximo artigoMinistério Público venezuelano acusa a ativista Rocío San Miguel de espionagem