
O Governo do Paraná anunciou a destinação de cerca de R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para auxiliar na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, município do Centro-Sul do estado devastado por um tornado na noite da última sexta-feira (7/11). O Presidente Lula, por sua vez, já havia expressado solidariedade às famílias que perderam entes queridos neste e outros municípios afetados.
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, que tem cerca de 14 mil habitantes e está a aproximadamente 400 km de Curitiba, sofreu danos massivos, com cerca de 90% das residências e prédios comerciais destruídos. O incidente resultou em seis mortes confirmadas na região: cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. No total, 750 pessoas ficaram feridas após o tornado atingir o Centro e Centro-Sul do Paraná.
Os mortos em Rio Bonito do Iguaçu são três homens (49, 57 e 83 anos) e duas mulheres (14 e 47 anos). A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) decretou estado de calamidade pública e está acompanhando de perto os trabalhos de resgate e assistência em Rio Bonito do Iguaçu. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outras frentes estaduais estão prestando atendimento à população e avaliando os prejuízos. A população de Rio Bonito do Iguaçu ficou sem local para dormir, e alojamentos estão sendo preparados desde a noite de sábado.
Em uma medida emergencial, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa, no sábado (8/11), um projeto de lei para alterar as regras de repasse do Fecap. A proposta, que será votada em regime de urgência neste domingo (9/11), permitirá que os recursos sejam transferidos diretamente às famílias, que poderão receber até R$ 50 mil cada para a reconstrução de suas casas. Os detalhes de como será feito esse repasse serão definidos por decreto. O governo ainda realiza estudos para estimar o prejuízo total na cidade.
Com informações de Metrópoles










