A primeira reunião Doa Manaus, que faz parte da iniciativa internacional ‘Dia de Doar’, foi realizada no auditório da CAAAM (sede da OAB), pela organização Parceiros Brilhantes, e reuniu cerca de 20 representantes de outras entidades do terceiro setor em Manaus. Na ocasião, foram definidas quais atividades serão realizadas durante a ação mundial que ocorrerá no dia 29 de novembro.

O ‘Dia de Doar’ no Brasil é uma campanha em prol do fortalecimento da cultura da filantropia no país e, em Manaus, é liderada pelos Parceiros Brilhantes. Esta será a primeira vez que Manaus participará de forma integrada  com outras associações.

A novidade é que a campanha #DoaManaus foi contemplada pelo Edital de Apoio à Filantropia do Dia de Doar com U$5.000,00 da Meta (empresa dona do Facebook e Instagram) e mais R$ 500 da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). O investimento virá em forma de crédito para que as ações das associações sejam divulgadas durante a data.

Articulação com as entidades

Durante a reunião, a diretora executiva e fundadora da Parceiros Brilhantes, Mayara Almeida, conversou com os representantes das entidades, explicando como cada uma pode desenvolver uma ação voltada para o seu público.

Sabendo da dificuldade de muitas entidades em ter tempo para desenvolver designs, Mayara também apresentou arquivos prontos com layouts, para cada uma adptar com seus logos e desenvolver seus projetos nas redes sociais.

Idealizadora da associação que existe há três anos, Mayara conta que a iniciativa é uma ótima oportunidade para “voltar os olhos” à cidade de Manaus.

“A gente tem uma grande dificuldade de ‘ter os olhos voltados’ para gente assim, né? Porque nós fazemos o nosso trabalho, mas não temos a visibilidade necessária. As associações gostaram muito da ideia, desse movimento que é algo novo, uma cultura de doação que ainda precisa ser implantada na nossa cidade”, disse.

“Nesse sentido, a primeira reunião foi realizada para estreitar os laços com as associações, ouvindo a ideia que cada uma tem para a campanha e fazer uma espécie de ‘direcionamento’ como liderança”, finalizou.

Projetos

Este ano, a Parceiros Brilhantes vai participar do Dia de Doar realizando a 1° Corrida Solidária Parceiros Brilhantes com o lema “Sua disposição transforma vidas”, no dia 3 de dezembro no complexo turístico da Ponta Negra. Serão duas modalidades: corrida 5km, para adultos e PCDs; caminhada 200m para crianças de zero a 12 anos.

“Essa será a nossa terceira participação no Dia de Doar e contamos com a integração com as demais associações. Não somos concorrentes, o evento é união”, ressaltou Mayara.

Gerlane Almeida é coordenadora de projetos da entidade beneficente O Pequeno Nazareno, que trabalha com crianças, jovens e famílias de Manaus situação de rua, especialmente os dos bairros Colônia Antônio Aleixo, localizado na zona Leste, e Colônia Terra Nova, na zona Norte da cidade. Ela esteve no evento para apresentar uma grande ação de panfletagem.

“Estamos muito felizes de estar nessa ação com a Parceiros Brilhantes. A nossa programação é divulgar nas redes sociais a grande panfletagem que faremos de 29 de outubro até 29 de novembro. Vamos realizá-la em alguns pontos estratégicos, principalmente, nos semáforos onde há a presença de muitos adolescentes e crianças sofrendo exploração infantil”, revelou.

Já o representante do Instituto Social Iatos, Moises Pereira, que trabalha com cerca de 400 famílias em situação de vulnerabilidade, revela que a ideia para o Dia de Doar é desenvolver o projeto ‘Música na Comunidade’ que já acontece no instituto com crianças e adolescentes.

“Nós vamos trabalhar em cima do nosso projeto de música que ensina a tocar bateria, violão, teclado e técnica vocal. A nossa ideia é levar os alunos e professores do projeto para fazer uma apresentação no dia”, afirmou.

Parceiros Brilhantes

A entidade Parceiros Brilhantes surgiu há três anos fruto de um sonho de um empresário em ajudar as pessoas, dando oportunidades a quem precisa. Desde então, a Parceiros já realizou grandes ações, como o apoio no momento mais caótico da saúde amazonense: a crise do oxigênio.

“Nós fomos uns dos primeiros a ter a iniciativa de pegar os cilindros de oxigênio e levar aos hospitais que estavam em uma situação caótica. Além disso, no mesmo período, também conseguimos levantar R$ 2 milhões em doações”, revela Mayara Almeida.

Uma outra ação que também marcou a atuação da Parceiros Brilhantes foi o resgate da moradora de rua e dependente química, conhecida como ‘Marina Silva’. Em 2020, ela virou ‘hit’ mundial ao ter um vídeo seu dançando compartilhado pela rainha do pop, Madonna.

Artigo anteriorVereador Márcio Tavares recebe Título de Cidadão do Amazonas, por propositura do deputado João Luiz na Aleam
Próximo artigoObras de Thiago de Mello e de Lúcio Costa, que desenhou Brasília, estarão no casarão em Manaus