Parintins foi o primeiro município brasileiro a introduzir a telemedicina, em 2006, com a inauguração do Centro de Telemedicina, em parceria com a empresa norte-americana Intel. Desde então, o município se aperfeiçoou e hoje oferece diversos serviços voltados à população. Parcerias estabelecidas com várias instituições renomadas também fazem parte da realidade atual de Parintins. O diretor do Centro de Telemedicina, Rafael Prado, representou o município no evento.

A experiência exitosa de Parintins, representando o Estado do Amazonas, fez com que a explanação ganhasse ênfase na programação.

Rafael afirmou que a Prefeitura de Parintins conduz o processo com responsabilidade, buscando parcerias com renomadas instituições como a Universidade do Estado do Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade Federal de Minas Gerais, o Hospital Albert Einstein, o Hospital Sírio-Libanês, entre outros.

“Não esperamos apenas que o Ministério da Saúde ou o Governo do Estado façam. A gestão municipal investe. Hoje, a telessaúde aqui no município é desenvolvida, é ativa. A administração tem compromisso. Nossa fala foi nessa direção e considerada muito importante, pois nossa fala finalizou o Encontro”, disse Rafael.

Descentralização

Outro ponto destacado por Rafael e levado ao encontro foi a descentralização da telessaúde e a utilização das ferramentas tecnológicas. Ele lembrou que todas as unidades básicas de saúde da cidade ou do interior, além da UBS fluvial, contam com Prontuário Eletrônico e estão interligadas à internet. “Hoje o município está preparado para receber o novo projeto do Ministério, que é o Saúde Digital. Com isso, teremos 18 novos pontos de telessaúde no nosso município”, destacou.

O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, salientou a atuação pioneira da gestão do prefeito Bi Garcia que permanece realizando investimentos focados em tecnologia e inovação.

Ele lembrou que além do Centro de Telemedicina, a Prefeitura de Parintins oferece pontos de telessaúde no hospital Jofre Cohen, Caps 2 Adolfo Lourido, Ambulatório Municipal de Especialidades Francisco Lupino (Vila Amazônia) e Unidade de Pronto Atendimento do Bumbódromo.

Artigo anteriorCom apoio do Governo do Amazonas, evento discute impactos causados pelo aquecimento global nos ecossistemas aquáticos
Próximo artigoTRT-11 convoca candidatos aprovados em concurso público por cota racial para entrevista presencial