Oitenta e quatro produtores rurais de Parintins estão cadastrados pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) no Ministério da Cidadania para participar do Programa Alimenta Brasil (PAB), com R$ 1 milhão em recursos disponíveis. O objetivo do Alimenta Brasil é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Parintins é um dos oito municípios do Amazonas contemplados pelo Governo Federal para a operacionalização do programa de aquisição de alimentos no segundo semestre deste ano.
O programa compra alimentos da agricultura familiar para destinar a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. A adesão da Prefeitura de Parintins ao PAB, na modalidade Compra com Doação Simultânea, consta no Diário Oficial da União com publicação no dia 28 de junho, após a Sempa apresentar proposta ao Ministério da Cidadania, encaminhada em julho de 2021, elaborada com base em amplo levantamento socioeconômico dos agricultores familiares feito pela servidora pública Adriana Nunes.
O secretário de produção rural, Tião Teixeira, afirma que a conquista da administração do prefeito de Parintins, Bi Garcia, garante mercado aos produtores rurais. “A gente fica muito feliz, porque o maior beneficiado com esses recursos é o homem do campo. A agricultura vai ser fomentada, isso é uma injeção ao setor primário. A compra direta do agricultor é muito importante para que se produza muito mais nas próximas safras e abasteça o município. Os alimentos vão chegar às pessoas em vulnerabilidade social”, ressalta.
A coordenadora do Alimenta Brasil Municipal, Adriana Nunes, ressalta que a implementação do programa é resultado de um longo processo em mais de um ano. “A partir de agora, vamos desempenhar a gestão do programa no município. O prefeito Bi Garcia e o secretário Tião Teixeira têm atuado para que as políticas públicas cheguem aos nossos produtores rurais. O Alimenta Brasil traz melhorias para a qualidade de vida na zona rural e na zona urbana. O agricultor vai poder vender o produto e ser pago diretamente pelo Ministério da Cidadania”, enfatiza.
A adesão ao programa também assegurou a Parintins o benefício de R$ 200,00 para aproximadamente 100 famílias, por meio do Auxílio Inclusão Produtiva Rural, executado pela Sempa desde o início de 2022. O Alimenta Brasil substituiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), regulamentado pelo Decreto Nº 10.880, de 02 de dezembro de 2021. Atendidos pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, a rede pública e filantrópica de ensino também são contemplados com a doação pelo programa.