Foto: Danilo Mello / Aleam

Os parlamentares estaduais repercutiram, durante a Sessão Plenária, desta terça-feira (11/2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a intensa queima de fogos de artifícios registrada em Manaus e alguns municípios do interior do Estado, na noite de segunda-feira (10/2), e que, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), teria acontecido em razão de “comemoração” relacionada a uma facção criminosa.

O deputado Delegado Péricles (PL) lembrou que há alguns anos acontecem situações como essa e cobrou ações preventivas do setor de inteligência da SSP quanto ao assunto. Para o parlamentar, acontecimentos como a queima de fogos abalam a estabilidade da sociedade como um todo, e a sensação de insegurança na população aumenta.

Em apartes, os deputados Daniel Almeida (Avante), Wilker Barreto (Mobiliza) e Comandante Dan (Podemos) também se manifestaram e repercutiram as medidas adotadas pela SSP. Após o foguetório, foi realizada ação policial e 25 pessoas foram detidas na capital e 26 pessoas em municípios do interior. Também foram apreendidas mil caixas de fogos de artifícios, porções de drogas e uma arma de fogo na zona Norte da capital.

“As pessoas presas, amanhã já estarão nas ruas, porque são dependentes químicos pagos para isso. Não foram presos os chefes da facção”, declarou o deputado Daniel Almeida.

O deputado Wilker Barreto avaliou que é preciso planejamento e gestão. “Porque senão, em fevereiro de 2026 estaremos de novo falando de foguetório de organização criminosa”, disse.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam, deputado Comandante Dan (Podemos) criticou o ocorrido na noite do último dia 10/2, classificando como “absurdo”, e ressaltando a necessidade em se trabalhar a cultura de paz e de prevenção ao crime organizado no Amazonas.

Ações como implementação de um sistema único de segurança pública e defesa social, fortalecimento das guardas municipais, estruturação dos municípios em relação à implementação dos Conselhos Municipais de Segurança Pública, foram algumas das sugestões apontadas pelo deputado Comandante Dan.

Artigo anteriorBoi Garantido promove Sexta Cultural na Cidade Garantido
Próximo artigoLei de Roberto Cidade incentiva iniciação à pesquisa científica entre os alunos da rede pública de ensino do Amazonas