
Manaus, 18 de novembro de 2025 – O parque Encontro das Águas Rosa Almeida, um dos mais ambiciosos projetos urbanísticos da Prefeitura de Manaus, avança em ritmo acelerado e já alcança etapas estruturais decisivas. Em vistoria realizada nesta terça-feira (18/11), o prefeito David Almeida destacou o progresso das obras e confirmou que o novo complexo turístico será entregue em junho de 2026, com a promessa de se tornar um dos maiores cartões-postais da cidade.
“O nosso maior cartão-postal natural está ali atrás, o Encontro das Águas. À direita, começamos, hoje, a concretagem das fundações do restaurante; à esquerda, estamos na fase final da concretagem da Oca, a grande cúpula do Encontro das Águas, obra de Oscar Niemeyer, que vamos deixar como legado da nossa gestão. As obras avançam e o mês de junho é o prazo que nós temos para entregar essa obra”, afirmou o prefeito.
Durante a vistoria, David Almeida detalhou o complexo trabalho de engenharia para garantir a estabilidade da encosta, uma das partes mais críticas do projeto devido à alta declividade da área às margens do Encontro das Águas. Ele explicou que estão sendo utilizadas 73 estacas com aplicação de concreto jet grout, de forma inclinada, a 44 metros de profundidade cada. Na parte inferior, no rio, serão usadas estacas-prancha de aço para total sustentação do talude.
O engenheiro residente da obra, Leandro Ladeira, reforçou que a construção das diversas estruturas do parque ocorre simultaneamente. No setor do museu, que abrigará a icônica “Oca” concebida por Oscar Niemeyer, as equipes estão focadas nas vigas baldrames, formas e armações que antecedem a concretagem principal.
Do lado direito da área, a construção do restaurante panorâmico, que oferecerá uma vista privilegiada da confluência dos rios Negro e Solimões, também avança. “A etapa de hoje é a concretagem dos blocos de coroamento, parte essencial das fundações do restaurante”, destacou Ladeira. A execução das estacas de jet grout na região inferior do terreno, próxima ao rio, continua para a estabilidade do talude, com a previsão de conclusão das estacas-prancha metálicas após a subida do rio.
As áreas superiores também recebem atenção, com os quiosques em fase de revestimento e acabamentos, e a parte frontal, onde estão sendo estruturados o setor administrativo e de apoio ao parque.
Com uma área total de mais de 120 mil metros quadrados e um mirante privilegiado para o fenômeno natural do Encontro das Águas, o parque Rosa Almeida promete integrar turismo, meio ambiente, lazer e arquitetura. O espaço contará com museu, restaurante, quiosques, vastas áreas verdes, espaços de contemplação, trilhas, acessibilidade plena e estruturas de convivência.
“Nós vamos ter aqui um parque ambientalmente correto, liberado e preparado para contemplar nossa maior beleza natural. Temos certeza de que será uma das maiores atrações turísticas de Manaus”, concluiu o prefeito.










