Presidente da Argentina, Javier Milei, vota em eleições legislativas de meio de mandato em Buenos Aires • REUTERS/Cristina Sille

A Liberdade Avança, partido do presidente Javier Milei, teve 40% dos votos para a Câmara dos Deputados nas eleições legislativas deste domingo (26) na Argentina. A votação para renovar metade da Câmara e um terço do Senado era considerada um sobre a popularidade das reformas econômicas do governo. A coalizão Fuerza Patria, da oposição peronista teve 24%.

Com esse resultado, a Liberdade Avança conquista 64 assentos na Câmara dos Deputados.

A votação foi marcada pela baixa participação. Apenas 66% dos eleitores compareceram às urnas, o percentual mais baixo para eleições legislativas desde a redemocratização do país.

Com as eleições de meio de mandato, Javier Milei buscava ampliar a base no Congresso para avançar com a agenda de reformas econômicas e políticas de austeridade. Até então, o partido do presidente tinha apenas 37 deputados e 6 senadores.

A votação ocorreu após o escândalo de corrupção que atingiu Karina Milei, irmã do presidente, e a polêmica envolvendo o presidente americano Donald Trump. Durante reunião na Casa Branca, ele sugeriu que o resgate financeiro dos Estados Unidos para a Argentina estaria condicionado à vitória de Milei nas eleições.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorCarroça desgovernada atropela três pessoas no Lago Norte
Próximo artigoVideo: Harley-Davidson de luxo é furtada na Asa Norte por adolescentes