Os presidentes estaduais Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV) e Yann Evanovick (PCdoB) durante reunião em Manaus para discutir os rumos da Federação Fé Brasil e as estratégias para as eleições de 2026 no Amazonas

Os presidentes estaduais do PT, PV e PCdoB se reuniram nesta segunda-feira (27) em Manaus para discutir o rumo político da Federação Fé Brasil no Amazonas e alinhar estratégias conjuntas com foco nas eleições de 2026. O encontro, que reuniu o deputado estadual Sinésio Campos (PT), o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) e Yann Evanovick (PCdoB), teve como objetivo fortalecer a unidade entre as três legendas e definir as primeiras diretrizes para o próximo ciclo eleitoral.

Durante a reunião, os líderes reafirmaram a importância de manter a coesão interna da federação e de ampliar o diálogo com diferentes setores sociais e regionais. Segundo os dirigentes, a prioridade é construir um plano político comum que represente os interesses da população amazonense com base em valores progressistas, desenvolvimento sustentável, defesa da democracia e soberania da Amazônia.

“A unidade é essencial para consolidarmos um projeto que reflita a realidade do Amazonas e dialogue com as demandas do povo, em especial no interior do estado”, destacou Sinésio Campos durante a reunião.

O grupo também discutiu a necessidade de fortalecer candidaturas regionais e formar novas lideranças alinhadas ao projeto nacional da Federação Fé Brasil, que tem entre suas prioridades a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

Integração e protagonismo regional

Para o presidente do PV no Amazonas, Carlinhos Bessa, a consolidação da federação depende da atuação integrada entre os partidos, tanto na capital quanto nos municípios do interior.

“O Amazonas tem um papel estratégico no debate ambiental e na economia verde. Queremos fortalecer esse protagonismo com propostas que gerem emprego, renda e inclusão social, preservando nossos recursos naturais”, afirmou.

Já o presidente estadual do PCdoB, Yann Evanovick, ressaltou que o grupo busca atuar com base em um projeto participativo e de base popular, mantendo o foco na defesa da Amazônia e na melhoria da qualidade de vida da população.

“A federação é um instrumento de unidade, diálogo e resistência democrática. Nosso desafio é transformar essa união em resultados concretos para o povo amazonense”, disse.

Federação Fé Brasil no Amazonas

Criada nacionalmente em 2022, a Federação Fé Brasil é composta por PT, PCdoB e PV, e atua de forma integrada nas esferas municipal, estadual e federal. O objetivo é consolidar um projeto político de centro-esquerda, com ênfase em políticas públicas sustentáveis, inclusão social e desenvolvimento regional equilibrado.

No Amazonas, a federação tem buscado ampliar sua presença no interior, estreitar o diálogo com movimentos sociais e comunitários e estruturar bases políticas sólidas em todas as regiões do estado.

Artigo anteriorReitor André Zogahib lança oficialmente campanha à reeleição na UEA com a Chapa 19 “União, Ética e Ação: Juntos Podemos +
Próximo artigoMarcelo Ramos e os “haters”