
O deputado Pauderney Avelino (União-AM) protocolou o Projeto de Lei 5090/2025, que propõe elevar de 12% para 25% a tributação sobre as loterias de apostas de quota fixa, conhecidas como “Bets”. De acordo com o parlamentar, o projeto busca alinhar o Brasil às práticas internacionais, onde as alíquotas variam entre 20% e 30%, como no Reino Unido, Espanha e Portugal.
Além disso, 6% da arrecadação seria destinada a políticas públicas de interesse social, com foco em saúde pública, saúde mental e prevenção da dependência em jogos. “O novo regramento amplia a capacidade do Estado de reverter parte dessa arrecadação para financiar a saúde pública”, destacou Pauderney.
Capitão confirma que será candidato ao Senado
O deputado Capitão Alberto Neto (PL) confirmou ao portal DeAMAZÔNIA que será candidato ao Senado em 2026. Apesar de manter boa relação com o senador Omar Aziz (PSD), o parlamentar deixou claro que sua candidata ao governo é Maria do Carmo Seffair (PL).
Questionado sobre cobranças da direita quanto à postura diante de Omar, o capitão respondeu com ironia: “Omar é do Legislativo, não do Executivo. E estamos juntos em Brasília pelo Amazonas”.
Sefaz debate fortalecimento da carreira fazendária
A Sefaz-AM realiza nesta segunda-feira (20) o seminário “A Lei Orgânica da Administração Tributária – Pilar Estruturante para uma Fazenda Pública Moderna e Estratégica”, no auditório Belarmino Lins, na Aleam. O evento será comandado por Nilson Fernandes, do Sindicato dos Fazendários do Ceará, e pela professora Adriana Schier, com foco em autonomia e valorização da carreira fazendária.
Câmara quer ampliar exames de HPV no SUS
Vereadores da CMM, liderados por Marcelo Serafim (PSB), visitaram laboratórios da rede municipal para avaliar a implantação do exame de DNA-HPV no SUS, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde.
“O laboratório tem corpo técnico de excelência. Agora é acelerar o diálogo com a Semsa”, disse Serafim. A ideia é ampliar o rastreamento do câncer do colo do útero em Manaus.
Volta relâmpago
O ex-presidente da CMM Caio André reassume o mandato de vereador nesta sexta (16), mas por pouco tempo. Na segunda (20), ele volta ao comando da Secretaria de Cultura.
A movimentação ocorre após Joana Darc ser confirmada como secretária de Governo, abrindo vaga para Professora Jacqueline, que subiu para a Assembleia e liberou o retorno de Caio. Quem assume no lugar dele é Amauri Colares (União Brasil), defensor da causa animal.
Ana Paula Valadão confirmada no aniversário de Manaus
O prefeito David Almeida anunciou a cantora Ana Paula Valadão, líder do grupo Diante do Trono, como atração gospel do aniversário de Manaus, dia 23 de outubro, no anfiteatro da Ponta Negra.
“Vai ser uma festa santa ao nosso Deus”, disse Ana Paula em vídeo. O cantor Gabriel Guedes, antes previsto para o evento, se apresentará apenas no Réveillon Gospel.
MP manda reabrir caso do indígena morto em Manaus
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) determinou que a Polícia Civil desarquive o inquérito sobre a morte do indígena Tadeo Kulina, espancado em fevereiro de 2024 enquanto acompanhava a esposa grávida em Manaus.
O caso chocou pela brutalidade: Tadeo não falava português e foi encontrado com o rosto desfigurado. O MP quer nova apuração e responsabilização dos agressores.
Suframa negocia instalação de fábrica de tecnologia de Singapura
A Suframa recebeu nesta quinta (16) uma comitiva da iMin Technology, multinacional de tecnologia de Singapura que estuda abrir fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM).
O superintendente Bosco Saraiva e o adjunto Leopoldo Montenegro apresentaram os incentivos fiscais e o PPB. A empresa quer produzir totens inteligentes e equipamentos de automação comercial na capital amazonense.
Valer encerra ciclo da Roda de Conversa com Alfredo Wagner
A Valer Teatro encerra neste sábado (18) o ciclo Roda de Conversa COP 30 com o tema “O voo das araras para os museus: uma crítica à reinvenção da Amazônia”, conduzido pelo antropólogo Alfredo Wagner de Almeida.
Referência em pesquisas sobre conflitos agrários e violações territoriais, Wagner abordará os impactos da mineração, grilagem e desmatamento na região. O evento é gratuito e começa às 10h, no salão da Valer Teatro.










