Divulgação/Governo de SP

Seis pessoas morreram afogadas em praias de Itanhaém, Guarujá e Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, até o começo da manhã deste domingo (11/1).

O caso mais recente foi na madrugada de hoje, que não teve intervenção do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).

Segundo o GBMar, outras 67 vítimas foram salvas nas praias do litoral paulista no mesmo período.

O primeiro caso aconteceu por volta do meio-dia desse sábado (10/1), no bairro Jardim Imperador, em Praia Grande. Um adolescente de 14 anos desapareceu no mar. Equipes de resgate chegaram a usar uma aeronave para auxiliar nas buscas e o jovem foi encontrado cerca de 20 minutos depois, já em alto grau de afogamento.

O adolescente foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia, mas não sobreviveu.

O segundo caso, em Itanhaém, aconteceu cerca de três horas depois. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas às 14h48 para resgatar dois banhistas no bairro de Aparecida.

De acordo com o relato de testemunhas, um homem de 60 anos começou a se afogar e um amigo dele, de 46 anos, entrou na água para ajudá-lo, mas também acabou sendo puxado pela água.

Um guarda-vidas conseguiu retirar a primeira vítima, que teve uma parada cardiorrespiratória logo na sequência e morreu. Já a segunda vítima foi encontrada mais de 30 minutos depois.

Bombeiros e uma equipe médica realizaram manobras de reanimação, mas o homem morreu a caminho do Hospital Regional de Itanhaém.

Mais tarde, por volta das 17h20, em Praia Grande, um jovem de 21 anos sumiu enquanto estava em um passeio com a esposa e o irmão. Seu corpo foi localizado pela polícia por volta das 19h, no bairro Ocian.

E, no Guarujá, um turista de 45 anos morreu após entrar em processo de afogamento com outras três pessoas na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, por volta das 18h10.

A equipe do GBmar conseguiu retirar três pessoas da água, mas o homem de 45 anos afundou e só foi encontrado pelo helicóptero Águia momentos depois. Ele foi levado ao pronto-socorro, mas não resistiu.

Milhares de paulistanos foram para as praias neste fim de semana que tem previsão de sol forte. Para evitar afogamentos, os bombeiros afirmam que é importante evitar locais com sinalização de perigo, permanecer próximo aos postos de guarda-vidas, e redobrar a atenção com crianças e idosos. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorPolícia encontra corpo e suspeita que seja de PM desaparecido em SP
Próximo artigoUm dos maiores narcotraficantes do Brasil é preso em boate em MG