Ivo da Silva Alves, 41 anos, desapareceu no dia 22 de agosto em Barcelos; família e amigos seguem em busca de informações sobre seu paradeiro (Foto: Reprodução Facebook)

O desaparecimento do pregoeiro Ivo da Silva Alves, em Barcelos (AM), ganhou novos desdobramentos após a divulgação de uma nota técnica elaborada pelo perito criminal Ricardo Salada, contratado pela família. O especialista afirma que falhas graves no início da investigação impediram a produção de provas essenciais e comprometeram a possibilidade de responsabilização penal de eventuais envolvidos. 

Segundo o documento, postado nas redes sociais por Bruna Alves, irmã de Ivo da Silva Alves, procedimentos básicos previstos no Código de Processo Penal e nas diretrizes nacionais para apuração de desaparecimentos não foram cumpridos. Entre as omissões listadas estão a ausência de coleta e preservação adequada da cena onde a motocicleta da vítima foi encontrada, a não solicitação, em tempo oportuno, de imagens de câmeras de segurança e a falta de exame de vestígios biológicos no local.

O perito também destacou que não há registros oficiais do local onde o veículo foi localizado nem coleta de impressões digitais na motocicleta. “Essas omissões resultaram em uma irreversível perda de vestígios e informações essenciais para reconstruir os fatos e identificar autoria e materialidade”, apontou.

Ricardo Salada lamentou que, em um caso de grande relevância social e humana, os protocolos não tenham sido observados, gerando prejuízos não apenas à família de Ivo, mas também à própria Justiça. Apesar disso, afirmou que a consultoria independente continuará acompanhando o caso e apoiando os familiares em busca de medidas institucionais que assegurem o direito à verdade e à Justiça.

Entenda o caso

O pregoeiro Ivo da Silva Alves, 41 anos, natural de Urucará (AM), desapareceu na madrugada do dia 22 de agosto de 2025, em Barcelos, município distante 399 quilômetros de Manaus. Ele foi visto pela última vez pilotando sua motocicleta Honda NXR 160 Bros, azul, de placa PHN-2794, em frente a um bar da cidade.

Por volta das 2h30, câmeras de segurança registraram Ivo deixando a casa noturna Barça Pub, no bairro São Sebastião, próximo ao Centro. Cerca de três horas depois, por volta das 5h, a motocicleta foi encontrada abandonada em um ramal de mata fechada, apresentando marcas de sangue ao redor.

Já às 7h da manhã, um caseiro registrou em vídeo o veículo no mesmo local, às margens da Estrada Barcelos-Caurés — conhecida como Estrada da Produção ou Estrada do João Enecy, no bairro da Paz. Desde então, familiares e amigos vivem momentos de angústia em busca de informações sobre o paradeiro do pregoeiro.

Artigo anteriorAssembleia Legislativa do Amazonas apresenta dados do Observatório da Mulher
Próximo artigoTrama golpista: 2º dia de julgamento no STF tem defesa de Bolsonaro