
Fiéis católicos se reuniram no norte do Peru para a inauguração de uma estátua de cinco metros de altura do papa Leão XIV, um monumento que visa homenagear os laços do pontífice com o país.
A escultura de fibra de vidro está localizada em uma rotatória em Gran Chimú, na cidade de Chiclayo, que, segundo as autoridades locais, será renomeada como “Oval Papal”.
A estátua faz parte de um novo roteiro turístico chamado “Caminhos do papa Leão XIV”, idealizado para destacar locais ligados ao seu trabalho como missionário no Peru, onde atuou de 1985 a 2023.
Em 2014, o papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Chiclayo, no departamento de Lambayeque, no norte do país.
O roteiro turístico vai abranger quatro regiões: Lambayeque, Piura, La Libertad e Callao.
O artista peruano Juan Carlos Ñañake e uma equipe de cinco pessoas passaram quatro meses criando o monumento de meia tonelada.
Os líderes locais descreveram a estátua como um símbolo de união e fé para Chiclayo, conhecida como a “Capital da Amizade” do Peru.
Autoridades regionais e municipais se uniram a clérigos e membros das forças armadas para a cerimônia, que contou com orações, música e danças tradicionais celebrando a conexão espiritual entre a cidade e a sede da Igreja Católica.
Com informações de CNN Brasil.










