Milhares de pessoas fizeram ontem (30) uma manifestação em Lima e várias cidades do Peru contra o indulto concedido ao ex-presidente Alberto Fujimori pelo atual presidente, Pedro Pablo Kuczynski. Foi a quinta mobilização desde o mês de dezembro. A informação é da Agência EFE.

O movimento “Não a Keiko” reuniu cerca de 5 mil pessoas no centro de Lima, entre representantes de partidos políticos, sindicatos trabalhistas, organizações estudantis e familiares de vítimas de abusos dos direitos humanos.

Além disso, centenas de pessoas protestaram nas cidades de Arequipa, Tacna, Juliaca e Chiclayo, entre outras, que se juntaram aos atos contra o indulto humanitário dado ao ex-governante no dia 24 de dezembro do ano passado.

Levando cartazes com as frases “Fora PPK”, “Indulto é Insulto”, além de fotografias das vítimas, os manifestantes marcharam do Campo de Marte até a Praça San Martín, onde ocorreu outra manifestação.

A Defensoria do Povo acompanhou os manifestantes durante toda a mobilização e constatou o corte de iluminação pública em várias avenidas, como aconteceu no ato anterior.

A mobilização foi feita três dias antes da audiência convocada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em San José, na Costa Rica, para supervisionar o cumprimento da condenação imposta a Fujimori em 2009, de 25 anos de prisão.

Kuczynski concedeu o indulto a Fujimori três dias depois que o Congresso votou contra sua destituição do cargo, com a abstenção de Kenji Fujimori e de mais nove legisladores, o que foi considerado uma negociação política das forças da oposição.

A bancada da Força Popular, liderada por Keiko Fujimori, resolveu nessa terça expulsar Kenji e mais dois legisladores de suas filas por terem desconsiderado decisão do partido no caso.

Artigo anteriorPolícia prende rapaz por homicídio de cozinheiro ocorrido no bairro Novo Aleixo
Próximo artigoTerremoto de 6,1 graus atinge nordeste do Afeganistão