Na semana do Dia do Pescador, celebrado nesta sexta-feira (29/06), pescadores artesanais e piscicultores de Parintins foram beneficiados com mais de R$ 400 mil em crédito rural. O recurso é fruto de parceria entre o Governo do Amazonas e o Banco da Amazônia.

O valor do crédito é referente a 12 projetos de crédito elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que foram encaminhados ao Banco da Amazônia, instituição responsável pela concessão do recurso.

As assinaturas dos contratos ocorreram na última quinta-feira (27/06), na sede da instituição financeira, em Parintins. O montante vai beneficiar pescadores artesanais e piscicultores da sede do município e, também, das comunidades São Sebastião da Brasília, Caburi, Mocambo e Vila Amazônia.

Na pesca artesanal e na piscicultura, o crédito será destinado à aquisição de equipamentos e implementos e, também, ao custeio das atividades.

A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter) do Idam, Nadiele Pacheco, destacou a importância do fomento à pesca artesanal e piscicultura no estado, que é uma das principais fontes de renda dos trabalhadores rurais de Parintins, município integrante dos Projetos Prioritários da Pesca e Piscicultura do órgão.

“Essa foi mais uma ação do Governo do Estado, em parceria com o Banco da Amazônia, voltada à cadeia produtiva da pesca e piscicultura de Parintins, cujo intuito é fortalecer ainda mais as atividades no município, que é um dos principais polos pesqueiros do Amazonas”, disse a diretora.

Assistência contínua

O gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Parintins, Lucivaldo Pereira, reforçou que o órgão viabiliza o recurso, por meio da elaboração de projetos, posteriormente encaminhados às instituições financeiras, como a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Banco da Amazônia. “O processo é simples. Basta nos procurar que prestamos a assistência necessária a todos os produtores rurais”, pontuou.

Ele frisou que, para obter o recurso, os solicitantes precisam, apenas, estar munidos dos documentos referentes às atividades por eles desempenhadas.

Artigo anteriorAmazonas registra mais de 182 megawatts de potência na geração própria solar
Próximo artigoSemulsp oferta serviço ‘Crematório Pet’ para remoção gratuita de animais em Manau