
Pesquisa Census Consultoria, divulgada nesta sexta-feira, 05, não é nem um pouco simpática para o prefeito David Almeida, suposto candidato ao governo do Amazonas nas eleições 2026.
Até lá, entretanto, muita água vai correr por debaixo da ponte, embora, hoje, segundo a pesquisa, os resultados obtidos pela Census são desastrosos para David Almeida, que acumula amargos 61%.
Diferente do prefeito, O senador Omar Aziz caminha a cavaleiro na preferência do eleitor.
Com 46% dos votos válidos, o palestino se distancia com larga vantagem em relação a todos os candidatos, à exemplo da professora empresária, Maria do Carmo, que tabulou 31% das intenções. David Almeida obteve 23%.
Num cenário sem David Almeida, o vice-governador Tadeu de Souza desponta com minguados 8% dos votos válidos.
Resumindo: Omar Aziz desponta como favorito para as eleições 2026 para o governo do Amazonas.
Na disputa pelo Senado, os percentuais estatísticos alcançados pela pesquisa não definem os futuros ocupantes das duas cadeiras no Senado Federal.
O senador Eduardo Braga e o deputado Capitão Alberto Neto aparecem tecnicamente empatados com 43% dos votos válidos. Na sequência vem Plínio Valério, com 38%; Wilson Lima, com 34% e Marcelo Ramos com 23%. A desaprovação do governo Wilson Lima é de 52 pontos percentuais. Os que aprovam são 34%.
A Census Consultoria quis saber ainda em quem o eleitor do Amazonas votaria para presidente da República num cenário com Lula, Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ratinho e Ronaldo Caiado.
Apesar da reprovação de 52% do governo, a pesquisa diz que Lula venceria as eleições no Amazonas com 48% dos votos válidos, contra 29% de Michelle, 12% de Tarcísio de Freitas, 6% de Caiado e 5% de Ratinho.










