
Pesquisa realizado pelo Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN), entre os dias 18 e 25 de julho, em 12 municípios do interior do Amazonas, aponta que 86% dos eleitores ainda não sabem ou não responderam em quem pretendem votar para deputado federal nas eleições de 2026.
De acordo com a sondagem espontânea, do Ipen, o cenário de indefinição, e desinteresse do eleitorado, e que nenhum dos nomes pesquisados alcança sequer 2% das intenções de voto.
Neste cenário, a pesquisa revela que o vereador Sargento Salazar lidera alcançou 1,3% das intenções, seguido por Amom Mandel, com 1,2%. Empatados com 0,8%, seguem os deputados federais Silas Câmara e Capitão Alberto Neto.
Outros nomes citados incluem Adail Filho (0,7%), Sidney Leite (0,7%), Roberto Cidade (0,5%), Átila Lins (0,4%), Wilson Lima (0,4%) e Saullo Vianna (0,4%).

A pesquisa indica, ainda, que o índice de votos brancos, nulos ou de eleitores que afirmaram não votar em nenhum candidato, é de 2,1%.
O levantamento ouviu 1.500 pessoas em Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Manicoré, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé. A margem de erro é de 2,52% e o grau de confiança é de 95%.
A ausência de favoritos claros evidencia que o eleitor amazonense está distante do debate político para a eleição proporcional e que há amplo espaço para crescimento de candidaturas ao longo do próximo ano.

Diante desse panorama, os próximos meses serão decisivos para os pré-candidatos que buscam consolidar seus nomes e conquistar o eleitorado ainda indeciso — a maior fatia do cenário atual.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real.







