Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A busca por crédito registrado alta de 5,9% em abril, segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian , primeiro e maior datatech do Brasil. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos consumidores com renda entre um e dois períodos mínimos, cuja procura aumentou 8,8% na comparação anual. Em seguida, destacaram-se os brasileiros que recebem até um salário mínimo, com alto de 8,5%. Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses:

“O aumento da busca por crédito entre as faixas de menor renda reflete, em grande parte, o impacto da inflação e do custo de vida no orçamento das famílias. Muitas vezes, o crédito se torna uma alternativa para manter o consumo básico ou reorganizar a dívida”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Exija dos consumidores por crédito em alta em todos os estados

Em março, todas as Unidades Federativas (UFs) registraram aumento na Demanda dos Consumidores por Crédito . Os maiores crescimentos foram observados no Amapá (21,9%), Amazonas (21,3%) e Santa Catarina (20,7%).. Já os menores avanços ocorreram na Bahia (1,3%), Ceará (0,6%) e Rio de Janeiro (0,3%). Veja o levantamento por UFs no gráfico a seguir:

Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Artigo anteriorAlunos do ensino fundamental da Prefeitura de Manaus participam de palestra do projeto ‘Esmam nas escolas’
Próximo artigoRoberto Cidade recebe título de Cidadão de Borba, reforça laços com o município e acompanha entregas do Governo do Estado