Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro • 16/10/2019REUTERS/Sergio Moraes

Petrobras informou que enviou ao Ibama as informações solicitadas para obtenção da autorização para perfuração de mais três poços no bloco FZA-M-59, na bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, dentro do processo já iniciado de licenciamento da campanha.

“Esses três poços já estavam no escopo do licenciamento do bloco FZA-M-59”, explicou a estatal ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A campanha no bloco FZA-M-59 foi iniciada pelo poço de Morpho, em outubro do ano passado, e interrompida em 4 de janeiro, devido ao vazamento de um fluido biodegradável no bloco da Margem Equatorial. A operação foi retomada em meados de março.

Segundo informou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a exploração do poço de Morpho deve ser finalizada um mês e meio após o previsto inicialmente, em meados de junho deste ano.

Mas o que é a Margem Equatorial?

A MEB é uma região que se estende do litoral do Amapá ao Rio Grande do0 Norte, composta por cinco bacias sedimentares (Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar).

A região tem características geológicas semelhantes às áreas produtoras da Guiana e do Suriname, onde foram descobertas grandes reservas nos últimos anos.

Estudos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) indicam que o potencial total de óleo e gás na Margem Equatorial pode chegar a 30 bilhões de barris de óleo equivalente, o que a coloca entre as províncias exploratórias mais promissoras do mundo.

Para a Petrobras, o avanço na Margem Equatorial é considerado estratégico para repor reservas e manter a curva de produção nas próximas décadas.

A companhia busca equilibrar o investimento em novas fronteiras com os compromissos de descarbonização e de transição energética.

Com informações da CNN Brasil.

Artigo anteriorOmar Aziz descarta disputar eleição indireta para governador “tampão” no Amazonas
Próximo artigoO que é neoplasia cervical, doença que afastou Luís Roberto da Copa