A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/5) a Operação Helix, com objetivo de desarticular organização criminosa acusada de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A quadrilha operava a partir do transporte de entorpecentes em helicópteros.

Ao todo, são cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. A PF também cumpre um mandado de prisão contra um dos investigados, que está no Paraguai.

Agentes federais também apreenderam bens como automóveis de luxo e helicópteros, e cumpriram determinação para o sequestro de um imóvel vinculado à organização criminosa, cujos valores estimados ultrapassam os R$ 30 milhões. Também foi feito o bloqueio de valores e contas bancárias de pessoas e empresas envolvidas.

Veja:

A operação também contou com cooperação jurídica e policial com o Paraguai, com auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, após a
identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada no país vizinho.

Operação Helix

O nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa, que utilizava helicópteros para a introdução da droga em território nacional.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Artigo anteriorPCGO apreende 27 mil arquivos de pornografia infantil com um só alvo
Próximo artigoDeputado Renato Freitas critica “inspeção aleatória” da PF em avião