Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (20/1), dois mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação voltada à repressão dos crimes de associação criminosa e estelionato praticados contra a Caixa Econômica Federal.

A apuração integra uma série de inquéritos policiais que investigam pessoas suspeitas de utilizar documentos falsos, em nome de terceiros, para a abertura de contas bancárias na Caixa, no eixo Jacareí–Taubaté, no interior de São Paulo.

Também é investigada a obtenção de valores por meio de empréstimos, que, na sequência, eram transferidos para diversas outras contas bancárias de “laranjas”, conhecidas como contas de passagem, e posteriormente sacados por integrantes da quadrilha.

Somente nessa região, o prejuízo causado à Caixa ultrapassa R$ 500 mil.

A operação

Nesta fase da investigação, iniciada em junho de 2023, as ações tiveram como alvo duas pessoas identificadas como responsáveis pelo uso de documentos falsos para a abertura de contas bancárias e a contratação de empréstimos.

Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, que passarão por perícia, além de documentos falsos utilizados na prática dos crimes. O material será analisado com o objetivo de identificar outros integrantes da associação criminosa.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorTrump publica imagem ficando bandeira dos EUA na Groenlândia
Próximo artigoSequestrado em SP, auditor é resgatado após usar palavra secreta