Na segunda-feira, 10, a cantora Preta Gil, 49 anos, usou as redes sociais para tranquilizar os fãs sobre seu estado de saúde, após receber alta médica. No último fim de semana, a filha de Gilberto Gil foi internada com uma pielonefrite, infecção no rim.

Por meio de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Preta disse que já está em casa e contou o motivo de sua hospitalização e detalhou os procedimentos aos quais precisou ser submetida. Leia abaixo o relato da artista na íntegra!

Eu fui diagnosticada com uma pielonefrite, que é uma infecção no rim – no meu caso, no rim direito – na semana passada, na terça-feira, 4. Tive uma dor muito forte do lado direito e, naquele momento, associei a uma dor muscular. Achei que era uma coisa muscular, não entendi que podia ser um problema no rim, e falei com alguns médicos. Eles me receitaram uns remédios analgésicos, eu tomei e segui minha vida.

Os médicos me pediram: ‘você precisa ir ao hospital, você precisa ir ao hospital, tem que fazer exame’, e eu priorizei minha agenda de trabalho, porque tinha muito trabalho naquela semana. Finalmente fui para o hospital, e ali no hospital começaram uma bateria de exames. No começo se desconfiou que pudesse ser uma pedra no rim tivesse sido expelida, mas depois, com o complemento dos exames, se chegou a esse diagnóstico da pielonefrite”, relatou.

Tive que colocar um duplo J, que é um cateter no ureter, para que a gente pudesse desobstruir uma fibrose que eu tenho no ureter do lado direito. Isso gerou muita dor, gerou infecção, gerou febre e uma internação de quatro dias, mas eu já estou em casa, já coloquei o duplo J, e agora vou me recuperar em casa com antibiótico oral e repouso.”

Em conversa com o Dr. Sérgio Jordy, ele explica o que é Neurologista do Centro Médico Sinapse e da Rede D’or, e explicou mais sobre pielonefrite, infecção que causou a internação da cantora Preta Gil. Entenda!

O que é pielonefrite?

A pielonefrite é uma inflamação nos rins que normalmente ocorre quando as bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e chegam aos rins, provocando infecção. Essa infecção requer atenção médica imediata, já que quando não tratada de forma adequada, pode se disseminar por meio da corrente sanguínea, provocando uma condição potencialmente fatal chamada septicemia.

No caso da cantora Preta Gil, a pielonefrite deve ter ocorrido por conta dessa fibrose que a paciente relatou que tem no ureter, que ocasiona uma obstrução ao fluxo de urina, com isso, o rim filtra o sangue e forma a urina esta por sua vez desce do rim para a bexiga através de um tubinho chamado de uretér da bexiga a urina é expelida para fora do corpo.

Quando há uma obstrução ao fluxo de urina, se favorece crescimento de bactérias causando a infecção. Caso a infecção não seja tratada pode aumentar e até se espalhar pelo corpo.

Quais são os sintomas?

  • Micção dolorosa ou com sensação de “ardor”;
  • Aumento no número de micções;
  • Urina turva e com odor intenso;
  • Mal-estar geral;
  • Náuseas e vómitos;
  • Febre;
  • Dor abdominal;
  • Sangue na urina;
    Confusão mental (mais frequente em idosos).

Tratamento

O tratamento consiste no uso de antibióticos e varia de acordo com as características e a gravidade da infecção. É de suma importância obedecer à prescrição médica até o fim para evitar a recorrência das infecções ou que aconteça uma resistência aos antibióticos indicados.

Artigo anteriorRenata Vasconcellos confunde seguidores em foto com irmã gêmea
Próximo artigoSine Manaus oferta 321 vagas de emprego nesta quarta-feira, 12/6