
Um piloto de moto aquática foi multado em R$ 2,5 mil por molestar baleias-francas em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. O flagrante ocorreu na última quinta-feira (11), durante uma ação de fiscalização do Ibama.
De acordo com o órgão, o condutor da moto aquática admitiu ter chegado a menos de dez metros dos animais, incluindo filhotes. A legislação, porém, determina que embarcações motorizadas mantenham pelo menos 100 metros de distância. A moto foi apreendida.
O Ibama destacou que, além de colocar em risco as baleias, a atitude do piloto assustou banhistas que estavam na orla e gerou revolta no local. A infração se enquadra na Portaria Ibama nº 117/1996, que caracteriza como molestamento intencional qualquer aproximação que interfira no comportamento dos cetáceos.
A temporada de avistamento de baleias-francas em Santa Catarina vai de julho a novembro. Neste ano, os primeiros registros ocorreram já em maio. Garopaba, Imbituba e Laguna são áreas de refúgio da espécie, onde os animais encontram condições seguras para reprodução e cuidado dos filhotes.
Com informações de Metrópoles.









