
A partir dessa segunda-feira, 24, toda a base de clientes pessoa física do Banco do Brasil terão acesso ao pagamento de Pix por aproximação usando o aplicativo.
O Pix por aproximação usando o app do Banco do Brasil estava em fase de testes e só estava disponível para quem estava em São Paulo e no Distrito Federal.
A Apple ainda não está cadastrada como iniciadora de pagamento junto ao Banco Central (BC) e não cedeu sua tecnologia NFC, logo o recurso está disponível para dispositivos Android.
Para habilitá-la pela primeira vez, é necessário realizar os seguintes procedimentos: acessar “Configurações” > “Conexões” > “NFC” > “Pagamentos sem contato” > “Serviço Pix por Aproximação BB” > “Pagar com o app aberto no momento”.
Para pagamentos de até R$ 200, após conferir o valor na maquininha, os clientes só precisam abrir o aplicativo do Banco do Brasil e aproximar o celular da maquininha.
Já em caso de pagamentos de valor superior a R$ 200 será necessário digitar a senha – a mesma utilizada para um Pix tradicional.
Pix por aproximação chega pra valer nesta semana; saiba como usar
A partir de sexta-feira, 28 de fevereiro, a oferta da opção de Pix por aproximação passa ser obrigatória para os bancos e instituições financeiras que participam do Open Finance.
A funcionalidade já estava sendo disponibilizada por alguns bancos, mas agora a oferta obrigatória passará ser obrigatória. Com isso, será possível incluir o Pix em carteiras digitais nos celulares e pagar as compras encostando o aparelho nas maquininhas, sem que seja necessário acessar o aplicativo do banco.
Segundo o Banco Central, bancos e instituições financeiras serão obrigadas a acatar transações NFC iniciadas por meio das iniciadoras de pagamento. Desta forma, a partir do dia 28 será possível fazer o pagamento por aproximação via Google Pay (ou GPay) com praticamente qualquer banco em praticamente qualquer maquininha.
“Em interações com o BC, esses provedores informaram que estão providenciando as adaptações necessárias para que em 28/2 pelo menos parte de seu parque de equipamentos já esteja habilitado”, informou o Banco Central, em nota.
A funcionalidade de pagamento por aproximação passou a ser desenhada pela própria autarquia após uma pesquisa com usuários que identificou que cerca de 30% das pessoas que eram pouco ou não adeptas ao Pix atribuíam isso à necessidade de acessar o app e digitar um código ou ler um QRCode – público que tinha predileção pelo pagamento por cartão com aproximação, seja o físico ou no celular, por ser mais rápido.
Apple Pay e Samsumg Pay de fora
Apple Pay e Samsung Pay ainda negociam com a autoridade monetária do Brasil a entrada na modalidade. Isso acontece porque ambas não se declararam oficialmente como “iniciadoras de pagamento” – e então não ficam contempladas na normativa que as obriga a ofertar o serviço. Tanto Apple quanto Samsung não são instituições cadastradas no BC.
Inicialmente o Google Pay passou a disponibilizar os pagamentos somente com três parceiros – Itaú, C6 e PicPay. Agora, a gigante de tecnologia revela que o leque será ampliado.
“Sobre as instituições financeiras, além de Itaú, C6 e PicPay, que estão 100% integradas, as outras instituições mandatórias estão em processo e finalizarão a integração até o final do piloto do Open Finance, no dia 28”, disse o Google, em nota.
Além disso, 11 novos adquirentes chegaram no Pix por aproximação nas últimas semanas, sendo eles:
- Cielo
- Getnet
- Pagbank
- Stone
- Sumup
- Fiserv
- Safra Pay
- Sicredi
- Azulzinha
- Mercado Pago
- Bin
Com informações de IstoÉ