Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de lei de autoria do vereador Isaac Tayah (DC) que propõe a instalação de semáforos com sinais sonoros na cidade de Manaus. O objetivo é facilitar a travessia de pessoas portadoras de deficiência visual e também evitar acidentes e atropelamentos. O projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O projeto prevê que o poder público quando for instalar ou substituir semáforos, deverá instalar equipamentos que emitam sinais sonoros suaves, intermitentes e sem estridência, que sirva de guia ou orientação para a travessia de pedestres, principalmente os portadores de deficiência visual.

“A instalação de semáforos de trânsito com sinais sonoros será feita a partir da necessidade de troca dos atuais semáforos, acompanhados também da pintura de faixa para travessia de pedestres e iluminação adequada para a melhor visualização dos motoristas no período noturno”, explica Isaac Tayah.

A instalação desses semáforos deverá ser feita com prioridade nos locais de grande movimentação de pedestres como em frente a escolas, shopping centers, supermercados, prontos-socorros, feiras, bancos e avenidas que não possuam passarelas para travessia de pedestres.

Os semáforos deverão possuir botão que permita ao pedestre solicitar a parada dos carros para a travessia segura. Os semáforos deverão emitir dois tipos de sinais sonoros, um indicando o momento de travessia e outro de espera.

O projeto também prevê que deverá ser realizada uma campanha educativa destinada à população em geral informando tanto como os pedestres quanto os motoristas devem proceder para utilizar de forma correta o equipamento, para que o mesmo tenha a eficiência e eficácia esperadas.

Artigo anteriorMulher pede orçamento de viagem, acaba com o “nome sujo” e o caso vai parar na Justiça
Próximo artigoCarnaval tem concurso de fantasia, bandinhas e brincadeiras no ViaNorte